ColunistasComportamento

A inteligência das emoções – o que é inteligencia emocional?

O que é inteligência emocional

A inteligência das emoções ou emocional (IE) refere-se à capacidade de compreender, identificar e analisar as emoções próprias e dos outros. Quando se aumenta o domínio das emoções a pessoa desperta para uma força capaz de ampliar a habilidade de superar os desafios próprios.



O conceito de inteligência emocional está presente dentro da psicologia e foi inicialmente criado pelo psicólogo Daniel Goleman.

Uma pessoa considerada emocionalmente inteligente é aquela que consegue identificar as suas emoções, motivando a si mesmo a persistir em situações de frustração, por exemplo.

Entre as outras características da inteligência emocional está a capacidade de controlar impulsos, canalizar emoções para situações adequadas, despertar a motivação nas pessoas, praticar a gratidão, entre outras qualidades que podem ajudar a encorajar os outros, importantes atitudes para qualquer processo de liderança.


Segundo o autor, psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury, decifrar os códigos de inteligência emocional é fundamental para a saúde psíquica, relações interpessoais, criatividade, eficiência profissional e em ter prazer com a vida, ou seja, é essencial para qualquer pessoa e mais ainda para um líder.

São as emoções que dão o verdadeiro sabor às relações humanas e se temperarmos essas relações de forma incorreta, certamente sentiremos o amargo sabor da intolerância, da arrogância, do desprezo e de várias outras atitudes que interrompem a valorização destas relações. Já se soubermos introduzir as emoções como ingredientes certos para as devidas atitudes, como empatia, honra e principalmente o amor, colheremos os doces frutos das relações saudáveis.

Aumentar a inteligência das nossas emoções nem sempre é algo fácil, pois exige mudanças de pensamento, de paradigmas e atitudes muitas vezes contrárias ao nosso próprio querer.

Penso que saber lidar com as emoções é algo que nunca terá um fim, mas não devemos ver isso como algo desanimador e sim desafiador, pois podemos a todo momento aprender mais com a escola da vida, desde que sejamos alunos dedicados e atentos aos sinais e aos ensinamentos de Deus.


O poder de ser quem eu desejo ser!

Artigo Anterior

O que é preciso saber sobre mulheres incríveis…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.