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Inteligência emocional é o segredo para o sucesso!

INTELIGENCIA EMOCIONAL CAPA

O domínio sobre as emoções e a forma como lidamos com elas diante de situações adversas faz toda a diferença na vida pessoal e profissional. Pessoas bem sucedidas, bem relacionadas e felizes são, essencialmente, pessoas que se relacionam bem consigo mesmas, com as suas emoções e as utilizam a seu favor.



Charles Darwin já destacava a importância de se expressar emocionalmente para sobreviver. O conceito de inteligência refere-se à capacidade cognitiva de resolver problemas, já, a inteligência emocional significa a capacidade de identificar as nossas emoções, de compreendê-las através do nosso pensamento e de se relacionar com os outros adequadamente, lembrando que estes também expressam seu comportamento emocional. De nada adianta possuir cognição se não se possui a capacidade de se relacionar – lidar com as emoções, tanto com as nossas, quanto com as do outro é parte obrigatória nesse processo.

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Já escreveu um grande poeta “…é impossível ser feliz sozinho.”. O sucesso está sempre ligado ás nossas relações, ou melhor, o sucesso SÃO as nossas relações, sejam no trabalho, na família, com os amigos.


Todos nós enfrentamos momentos nos quais somos tomados por emoções como a raiva, o medo, a dor – poderíamos condensar todas elas em um só conceito, o de angústia. Diante dele, vai se sair melhor quem souber enfrentar. Todos nós somos predispostos a nos tornarmos inteligentes emocionalmente, mas esse talento não se aflora sozinho, é preciso treino.

Especialistas falam em dezesseis ou dezessete anos – é como possuir aptidão para a música, mesmo com ela, é a disciplina e os anos de treino e estudo que farão de você um grande artista.

Existem cinco dicas muito divulgadas e difundidas entre os especialistas para desenvolver a inteligência emocional, são sempre voltadas ao comportamento no mundo profissional e corporativo, mas valem para todas as relações.

São elas:


Melhorar a autoconsciência.

SOLITUDE

Grandes líderes fazem do desenvolvimento pessoal um objetivo para a vida. Eles buscam sem medo ouvir a verdade sobre eles mesmos, assim como o que ainda podem melhorar. Eles buscam organizações e pessoas que os analisem, e ouvem tudo sem medo. Líderes reconhecem e aceitam que podem sempre melhorar. Eles enxergam os imprevistos como oportunidades e passam esse ideal para outras pessoas.



-Desenvolver a habilidade de ouvir.

Quando o assunto é comunicação, o mais difícil é ouvir. Profissionais de sucesso são conscientes da importância de ouvir o outro. Eles reconhecem que todos desejam ser ouvidos. Ao prestar mais atenção no que as pessoas têm a dizer, não só mais informação é absorvida, como fica mais fácil captar mensagens subjetivas por trás das falas.

As pessoas costumam pensar no que vão responder antes mesmo de ouvirem até o fim a fala das outras, o que as impede de realmente entenderem a mensagem que está sendo passada. Uma boa técnica é segurar a fala até que o outro conclua sua ideia e depois tentar repetir tudo o que foi dito.



 -Demonstrar interesse pelas pessoas.

Um líder de inteligência emocional não só sabe o nome de todos que o cercam, como descobre o máximo possível sobre cada um deles. O que é importante para eles, como são suas famílias, quais são seus interesses  e hobbies. Há casos de lideres que registram informações sobre seus seguidores, ao os ver, lembra-se de perguntar sobre algo em específico.

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-Saber gerenciar as emoções dos outros e as suas.

Lidar com emoções é algo crucial. Profissionais que desenvolvem a inteligência emocional aprendem a não responderem imediatamente em diferentes situações. Eles também são capazes de captar sentimentos muitas vezes ocultos pela fala. Trata-se de uma habilidade importante para aprimorar relações baseadas na lealdade. Todos esperam, acima de tudo, serem ouvidos. Na maioria das vezes não há uma solução fácil e rápida para isso. Uma boa dose de inteligência emocional faz com que os nervos sejam acalmados e os sentimentos compreendidos.


-Aprender a ser grato.


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Ao responderem a quem e ao que são gratos, os bons líderes rapidamente formarão uma longa lista.  Eles sempre agradecem aos outros pelo que conquistaram. Uma forma de desenvolver gratidão é manter um livro de agradecimentos. Todas as manhãs, antes de qualquer outra atividade, é recomendável que dez itens sejam anotados. A prática ajuda a manter uma atitude positiva e a motivação ao longo do dia. Envolver-se com trabalho voluntário é também é uma boa maneira de estimular a gratidão.

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