Inteligência espiritual é Deus falando sutilmente no silêncio de seus corações



Desenvolver a inteligência espiritual é desenvolver a confiança no futuro, a paz de espírito, a coragem para viver, morrer e renascer mais evoluído, é a consciência que nos permite perceber que a eternidade está em nós e nós estamos na eternidade.

Inteligência emocional X Inteligência espiritual. Este é um tema interessante para refletirmos sobre como os seres humanos estão se relacionando uns com os outros, quais os resultados propostos e obtidos e o que realmente devemos trabalhar para melhorarmos como indivíduos e também como coletividade.

A inteligência emocional é um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar seus próprios sentimentos e os dos outros também, assim como a capacidade de lidar com eles. Pelo ponto de vista da filosofia *Ikigai, é a competência responsável por boa parte do sucesso e da capacidade de liderança de um ser humano.

*A palavra IKIGAI, originada na Ilha de Okinawa, no sul do Japão, deriva de IKI, que significa vida e KAI, realização de desejos e expectativas (生き甲斐). Ou seja, os moradores desse arquipélago (denominado de ilhas Ryukyu) encontraram uma maneira singular de ver e viver a vida que propicia o encontro de sua “razão de ser” ou “o motivo pelo qual acordam todas as manhãs”.

Portanto a inteligência emocional é sim muito importante e deve ser trabalhada com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos seres humanos, pois desenvolvendo-se emocionalmente conseguiremos atingir uma boa parte do equilíbrio que precisamos para nos colocarmos a caminho da felicidade.

Existem hoje muitas técnicas para desenvolvimento de inteligência emocional e muitos são os órgãos e instituições por todo o mundo que desenvolvem estas técnicas, inclusive com grande número de adeptos e isso é muito bom.

Bem, porém como já citado anteriormente podemos atingir uma boa parte de nosso equilíbrio através da inteligência emocional, inclusive curas de muitas doenças, entre muitos outros benefícios, mas se não desenvolvermos a inteligência espiritual nós nos limitaremos a trabalhar e desenvolver apenas uma parte do nosso ser, a parte que abrange nossa atual condição de espíritos encarnados neste planeta.

Desenvolver a inteligência espiritual é muito mais do que ser religioso ou praticar meditação, seja individualmente ou em grupos independentes, é uma consciência que precisa ser adquirida, é onde a teoria e a prática se fundem em uma só atitude, um só comportamento ou não funciona.

Desenvolver a inteligência espiritual é desenvolver a confiança no futuro, a paz de espírito, a coragem para viver, morrer e renascer mais evoluído, é a consciência que nos permite perceber que a eternidade está em nós e nós estamos na eternidade.

Assim como desenvolver a inteligência mental tem seu valor, porém é só uma das formas de se melhorar, evoluir e servir a humanidade, conforme continuamos caminhando através dos tempos, nós precisamos de mais desenvolvimentos, então começamos a trabalhar a inteligência emocional para desenvolvermos o autocontrole e começarmos a adquirir autoconhecimento.

Continuamos caminhando neste planeta por milênios, aprendendo, evoluindo em cada encarnação e chegamos ao ponto em que somente a forma mais sublime de inteligência poderá nos satisfazer, esta é a inteligência espiritual que tem sua origem no divino, no criador e que está à nossa disposição para que possamos acessá-la quando precisarmos.



A inteligência espiritual nos é ofertada pela consciência do criador todos os dias de nossas vidas. A cada momento, ela é como o ar que respiramos está em todos os lugares e todas as pessoas têm acesso.

A exemplo de algumas pessoas que conseguem com algumas práticas especiais sentir o ar tocando as paredes das narinas, descer pela traqueia até chegar aos pulmões e sentir o oxigênio revigorando o sangue através do sistema circulatório, causando o bem-estar de sentir-se vivo, embora esta prática pareça muito distante da maioria das pessoas, ela é real e pode ser realizada.

Esta inteligência superior pode e deve ser acessada por todos nós, para isso precisamos nos dispor a aceitar que podemos fazer isso, porque este é o nosso objetivo final como espíritos temporariamente encarnados neste planeta em evolução.

Para desenvolvermos a suprema inteligência espiritual basta-nos saber que, ao reconhecermos e aceitarmos o divino, o criador presente em tudo que existe, em todos os seres humanos, animais, vegetais, minerais, já estamos desenvolvendo esta divina inteligência e então é neste momento que devemos usá-la como guia em nossas vidas e nossa visão espiritual do mundo desabrochará como uma bela flor à margem de um lindo rio ou campo.

Procure desenvolver e aplicar a inteligência espiritual em sua vida, ela está chegando a você a todo momento.

Pessoas, mensagens, circunstâncias, exemplos de vida, são estímulos para desenvolver suas inteligências espirituais. Isso é Deus falando a cada um, sutilmente, no silêncio de seus corações.

Sejam felizes desenvolvendo e aplicando suas inteligências espirituais em suas vidas e na vida daqueles que necessitarem.


Direitos autorais da imagem de capa:  Lane Jackman / Unsplash






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.