4min. de leitura

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS…

De acordo com um psicólogo chamado Gardner, ele comprovou cientificamente que nós seres humanos temos habilidades para ter várias inteligências diferentes.


Basta dedicação e o estilo de abordagem escolhido para aprendizagem.

Em questões pessoais e principalmente profissionais, essas inteligências podem ser bem aprimoradas e aproveitadas.

Tanto pelo crescimento profissional quanto pessoal, podendo alcançar até a famosa Inteligência Emocional, onde se diz que o indivíduo que a possui, conseguiu chegar no auge do seu autoconhecimento.


A seguir, veremos as principais inteligências múltiplas mais comuns em nós, e que qualquer indivíduo saudável mentalmente pode alcança-las:

inteligencias-multiplas-capa-e-dentro1- Lógico-matemática:

A capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações, discernindo as suas relações e princípios subjacentes. Habilidade para raciocínio dedutivo e para solucionar problemas matemáticos. Cientistas possuem esta característica. Sabem lidar bem com números e contas complexas.


2- Linguística:

Caracteriza-se por um domínio e gosto especial pelos idiomas e pelas palavras e por um desejo em os explorar. É predominante em poetas, escritores e linguistas. Habilidades em comunicação e conhecimento amplo com palavras complexas.



3- Musical:

Identificável pela habilidade para compor e executar padrões musicais em termos de ritmo e timbre, mas também os escutando e discernindo-os. Pode estar associada a outras inteligências, como a linguística, espacial ou corporal cinestésica. É predominante em compositores, maestros, músicos, críticos de música.


4- Espacial:

Expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual com precisão, permitindo transformar, modificar percepções e recriar experiências visuais até mesmo sem estímulos físicos. É predominante em arquitetos, artistas, escultores.


5- Corporal cinestésica:

Traduz-se na maior capacidade de controlar e orquestrar movimentos do corpo. É predominante entre atores e aqueles que praticam a dança ou os esportes.


6- Intrapessoal:

Expressa na capacidade de se conhecer, é a mais rara inteligência sob domínio do ser humano pois está ligada a capacidade de neutralização dos vícios, entendimento de crenças, limites, preocupações, estilo de vida profissional, autocontrole e domínio dos causadores de estresse, entre outros diversos comandos de vida que permite a pessoa identificar hábitos inconscientes e transformá-los em atitudes conscientes.


7- Interpessoal:

Expressada pela habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros, muito valorizada em empresas em atendimento ao público, tendo habilidade de lidar, manipular, entender e ajudar ao próximo.


8- Existencial:

Investigada no terreno ainda do “possível”, carece de maiores evidências. Abrange a capacidade de refletir e ponderar sobre questões fundamentais da existência. Seria característica de líderes espirituais e de pensadores filosóficos





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.