publicidade

Inveja tem remédio, portanto, não feche os olhos para os sintomas. Medique-se, antes que seja tarde demais!

A amiga irritantemente “perfeita”…

Sabe aquela amiga/familiar que você ama de paixão mesmo??? Então, ela está se dando mega bem e você nada….. Ou quase nada! Ela está decolando profissionalmente, bem casada, com filhos, todos a adoram. Ela tem beleza pra dar e vender, ou seja, “a perfeita”!!! E você…?



Ah… você acorda todo santo dia as 5 da manhã pra pegar aquele metrô lotado das 6 da matina pra chegar as 8 e aguentar um chefe mala o dia inteiro buzinando na sua orelha. Pra conseguir almoçar, você precisa fazer – “operação falta de ar meio dia” todos os dias e sumir por uma hora. E quando chega as 18, inacreditavelmente chega todos os problemas do mundo pra você resolver… Então, você lembra daquela amiga que tem tudo, a vida perfeita. Nossa, bate aquela raiva da individua….

Você decide olhar no face dela, e lá está ela postando a vida boa dela. Enquanto o mundo desabando com tantos problemas… E ela, com frases de positivismos, bla, bla, bla…. Odeio ela!!!! – Quanta inveja sinto dela.


Entre amigas (nomes fictícios) 

inveja-tem-remedio-portanto-nao-feche-os-olhos-foto-03


Dora: Ah eu gosto muito dos posts da Samanta. São tão profundos, né? Eles me fazem refletir bastante sobre a vida…

Beatriz: Eh…. Eu não acho. Acho tão clichês. Ela gosta de estrelismo, ele quer é se mostrar, quer ser curtida. Se depender de mim, não vai ter é nenhuma curtida…

Dora: Nooossa Beatriz, quanta amargura!!! Porque diz isso?


Beatriz: Ué… é minha opinião… agora não posso dar minha opinião???? Respeita minha opinião!!!!

Dora: Então Beatriz, estamos passando exatamente por esse processo onde as pessoas estão confundindo opinião com falta de respeito. A opinião só é uma opinião quando não é ofensiva. Quando uma opinião ofende, ou carrega uma dose de frustração, raiva, intolerância nas palavras contra o outro, aí já não é mais uma opinião, já se torna uma ofensa. A partir daí precisamos verificar o porquê o de tanta raiva, objeção… nessa vulga opinião dada. No seu caso, me parece que carrega uma grande dose de frustração ou inveja do que a Samanta escreve.

Beatriz: Ah Dora vai se catar, vai…. Já vem você com suas teorias e sermões…. Não quero nem saber, muito menos te ouvir. Tchau.


Fiz questão de trazer dois exemplos muito comuns do nosso cotidiano atual que retrata a inveja de forma um tanto mascarada aos olhos principalmente daqueles que estão mais acerca dos invejosos de carteirinha, ou daqueles que desenvolvem a inveja momentaneamente ou não por conta de frustrações, traumas, e decepções que passam/passaram na vida e, que não conseguem/conseguiriam superar.

É muito comum o sentimento de grande admiração o qual podemos também chamar de veneração que você tenha por alguém se tornar inveja. Você admira tanto ou venera essa pessoa, e gostaria de ser como ela, mas no fundo você sabe que não consegue/conseguiria ser. Não porque seja incapaz, simplesmente por ter uma história de vida diferente, outros anseios…. Portanto, por mais que você tente, não seria igual. E lá no seu mais ímpeto, você sabe disso, então gera-se um conflito interno, entre o EGO, o ID e o SUPEREGO. Um diz: você é capaz de ser igual a outra pessoa; o outro diz: você nunca será capaz de ser igual a ela: e ainda há o outro que diz: você nunca será como ela, e não por falta de capacidade, e sim porque você é outro Ser, com outros anseios, desejos….

Logo surgem duas grandes perguntas que me veem a mente:


COMO CURAR UM INVEJOSO? E/OU COMO CURAR-SE DA INVEJA? 

inveja-tem-remedio-portanto-nao-feche-os-olhos-foto-02

EM SEGUIDA ME QUESTIONEI, PORQUE DESSAS PERGUNTAS?

A primeira vai pra aquele amigo ou familiar que ama a vítima, ou seja, o invejoso ou aquele que está sentindo inveja e, consegue enxergar que ele precisa de ajuda pois está se afundando na sua própria inveja.

A segunda vai pra própria vítima, ou seja, o invejoso ou pra aquele que está sofrendo de inveja. Se ele não for compulsivo poderá se automedicar toda vez que sentir esse sentimento inferior.


COMO CURAR UM INVEJOSO?

Se alguém que você ama estiver sofrendo de inveja, não feche seus olhos pra isso, ok? É o pior que possa estar fazendo pra aquele que você ama. Alerte-o do perigo, se você não consegue fazer isso, não tem intimidade o suficiente, ou ainda não faz parte da sua personalidade ter esse tipo de abordagem com o seu próximo, então tente distrai-lo de uma outra forma.

inveja-tem-remedio-portanto-nao-feche-os-olhos-capa-foto-1

No mínimo, não alimente ainda mais a sua inveja aplaudindo seus feitos, que você bem sabe quais são se você já conseguiu identificar os sintomas. Não deixe que a maldade flua em sua vida, isso fará e trará ainda mais mal pra ele mesmo.

Se você o ama, salve-o. Não deixe que ele acabe com sua própria vida, por conta dessa doença emocional. Mostre a ele, no que ele é bom, incentive-o a focar e gastar sua energia em suas habilidades e aptidões. Tire ele do foco daquilo que ele acha que lhe pertence, que ele quer a todo custo, mas que na verdade, pertence ao outro que ele inveja, mostre a ele que insistir nisso só lhe trará tristeza e angustia. Muito provavelmente o sucesso do invejado, o corrompe, o machuca.

Portanto, o melhor a fazer é evitar de ver o sucesso do invejado, até que se cure da inveja. É como ser um alcoólatra, até que esteja curado, não pode estar num ambiente que tenha bebida alcóolica, o melhor a fazer é evitar o contato, pra não cair em tentação.


COMO CURAR-SE DA INVEJA?

Normalmente o invejoso ou o que sente inveja não admite que é ou sente inveja. Então eu decidi dar uma ajudinha em citar os sintomas mais comuns que eu costumo ver por ai:

– Quando alguém te conta algo bacana que aconteceu na vida dele. Como você se sente? Parabeniza? Sente-se super feliz? Entusiasmado pela pessoa? Vibra junto com a pessoa? Se interessa em saber mais sobre o assunto? Sugestiona em comemorar?

– Você tem uma profissão parecida com uma amiga, só que ela se destaca e você não. Ela na verdade, decola!!! Você sempre a admirou, e sempre soube que ela era um espetáculo, muito mais capacitada que você pois carregava mais bagagem. Qual é sua postura diante de sua ascensão? Você se afastará dela por não aguentar ver o sucesso dela? Ou você aproveitará pra estar ainda mais perto pra humildemente aprender mesmo sabendo que você tem mais quilômetros rodados que ela, mas de repente, ela possui mais experiência…. Assim podendo compartilhar…

inveja-tem-remedio-portanto-nao-feche-os-olhos-foto-04

– O invejoso normalmente arma complôs contra o invejado. O invejoso tende a ser um ótimo manipulador. Envolve as pessoas com uma boa retorica contra o invejado que cai igual um patinho nas artimanhas do invejoso. Perdendo assim gradativamente o poder sobre um grupo de pessoas seja ele familiar, religioso, político ou social.

– Aquele que tem inveja normalmente elogia pouco; fala pouco de si mesmo, prefere falar dos outros; é normalmente escapista; mentiroso; contraditório, mas não percebe; esconde segredos, as vezes, dele mesmo; etc.

CURA SÓ DEPENDE DE VOCÊ. LIBERTE-SE DESSE MAL. AME-SE!!!! VOCÊ É UNICO!!!! UM SER UNICO!!!! NÃO HA NINGUEM IGUAL A VOCÊ!!! O DIA QUE VOCÊ SE ACEITAR, VOCÊ FARÁ GRANDES OBRAS, TENHA FÉ!!!! EU TENHO CERTEZA DISSO!!!!!

CURE-SE!!!! AME-SE!!!! E TRABALHE PARA O BEM!!!! ESSA CORRENTE NÃO SE QUEBRA, JAMAIS!!!!! PELO CONTRARIO, SÓ CRESCE!!!!

By [email protected]

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.