4min. de leitura

Isso é entusiasmo, euforia, motivação ou ansiedade?

Sempre que algo novo acontece na vida de uma pessoa, é comum ela mudar a frequência e tornar-se um pouco mais agitada do que o normal.


Sejam grandes ou pequenas as perspectivas com o futuro, isto é, esteja a pessoa dando grandes passos no rumo da sua vida ou apenas esperando uma viagem de férias, as expectativas com as novas possibilidades são sempre muito esperadas e bem-vindas, porém, elas podem ser saudáveis ou não, muitas vezes sendo prejudiciais.

Veja em que estado você se encontra quando o novo começa a surgir para você:        

Euforia

A euforia é um estado de ânimo negativo, embora não pareça. Ela traz uma alegria exagerada e muitas vezes projetada de forma irreal, isto é, existe uma expectativa que está além das perspectivas reais e que, quando não é atingida da forma imaginada, pode tornar-se uma grande frustração.


A euforia é um contentamento pontual que vem de um acontecimento externo e não uma alegria genuína e permanente.

Se o fato externo acabar, acaba a alegria e a tendência é ir do 80 para o 8, deixando-se abater demasiadamente pela frustração.


Ansiedade

A ansiedade é a doença do futuro e sempre é um sentimento negativo que traz preocupação, medo e angústia. Na ansiedade, pensa-se constantemente no futuro, sem realizar nada no presente, isto é, no momento presente há apenas um turbilhão mental e monólogos interiores, não há absolutamente nenhuma criatividade, não se vê possibilidades concretas e as ideias são fixas em resultados e não em soluções para os resultados serem atingidos.


Há uma grande atividade mental com pouca ou nenhuma ação prática na realidade de modo que esse futuro tão esperado e planejado não chega nunca. Muitas pessoas perdem anos das suas vidas sem nenhuma produtividade, realização ou prazer, somente pensando no que acontecerá ou no que se deve fazer ou ainda como fazer, sem nenhuma objetividade prática ou iniciativa construtiva a caminho de um objetivo. 


Entusiasmo

O entusiasmo traz a alegria do momento, sem perder o foco no andamento daquilo que ainda falta para completar o projeto futuro, seja ele qual for, inclusive no sentido afetivo e emocional.

A pessoa se sente motivada e em alta frequência vibracional, sem perder o contato com a realidade e sem deixar de viver as experiências que continuam a acontecer no momento atual. Pessoas entusiasmadas são gratas pelos movimentos da vida e flexíveis para adaptar algum processo que seja necessário para alimentar esse “novo” que começa a descortinar-se para ela, sabendo interpretar os sinais, inclusive permanecendo entusiasmada se algo não sair como esperava, pois entende que isso não era para ser ou que é um sinal de que algo ainda precisa ser mudado.

O entusiasmo vem de um coração aberto às experiências e traz uma busca por aprendizados e não por resultados deterministas. A pessoa entusiasmada é uma buscadora, com uma mente aberta, criativa e expansiva, e dessa forma pode atrair ainda melhores resultados dos que os inicialmente vislumbrados.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf / millaf





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.