Rodrigo Carvalho, correspondente da Globo em Londres e enviado a Roma para auxiliar na cobertura do conclave, levou um “coice” ao vivo durante o Jornal Hoje desta quinta-feira (8) ao tentar entrevistar um italiano que aguardava o anúncio do novo papa no meio da multidão. “O que é que você quer comigo?“, disparou o homem, sem cortes.
Posicionado em uma área mais afastada para garantir melhor conexão à internet e evitar problemas na transmissão ao vivo, Carvalho viu sua proximidade ser invadida por fiéis e curiosos ansiosos pelo novo líder da Igreja Católica.
As pessoas ficam aqui, porque dá para ver do telão, e aqui já tem uma atmosfera que toca muito a pessoa. Então a gente tá vendo de perto a reação das pessoas compartilhou o repórter em uma conversa com César Tralli.
Ele então se aproximou de um homem — cuja imagem não foi exibida pela Globo, que optou por focar na multidão aglomerada no Vaticano — e iniciou a conversa. “De onde você é?“, perguntou em inglês. “Roma“, respondeu o homem, de forma direta e breve, também em inglês.
“Me conte desse momento especial para você. O que ele significa pra você quer?“, indagou Carvalho. “O que é que você quer comigo?“, retrucou o homem, demonstrando impaciência. “Como você se sente?“, insistiu o jornalista.
Após hesitar e respirar fundo, o homem respondeu: “Eu posso conversar em italiano“. Em seguida, ele mudou de idioma e continuou com mais calma:
Espero que continue a linha do papa Francisco. Porque um papa como Francisco era muito querido, até para quem não crê ele era querido.
Carvalho fez uma breve tradução do que seu entrevistado havia dito e voltou a se dirigir ao público do Jornal Hoje. “O quanto era especial o papa Francisco, ele que está aqui com a filhinha na carcunda dele, tá toda feliz a menina, pulando à beça“, comentou, bem-humorado.
“A avenida lotada, e a Basílica de São Pedro completamente tomada, quem chega nesse ponto aqui dificilmente consegue avançar. Dá para ver o telão, dá para ver a sacada, é um bom lugar para estar nessa multidão toda“, informou.
Logo depois, foi anunciado que o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost havia sido eleito como o novo pontífice e adotaria o nome Leão 14, uma escolha não utilizada há mais de um século.