4min. de leitura

Já mudei e troquei muitas coisas na vida, mas jamais trocarei meu caráter, minha essência, minha fé

Procurei tanto que troquei.

Nessa vida agitada eu procurei a tranquilidade, na confusão a calma, na raiva a paciência e nas decepções a compreensão. Na traição, procurei o perdão e na correria, o descanso. Nas conversas do dia a dia, procurei a sabedoria e durante as incertezas, procurei os sábios para orientar-me com os seus bons conselhos.


Na busca de evitar os desentendimentos, procurei o entendimento, no “NÃO” da vida, procurei o “SIM”. Durante os momentos de ódio, procurei o amor. Nas brigas, procurei o diálogo, na arrogância a humildade.

Durante alguns obstáculos surgiu a incredulidade e imediatamente procurei a fé, nas tribulações, a perseverança. E nas guerras da existência humana eu procurei a paz interior.

Nas derrotas procurei a vitória, nas dificuldades, procurei agradecer ao Senhor pelas conquistas obtidas e pela vida concedida. E, quando batia o desânimo, eu não pensava duas vezes em procurar ter ânimo e vencer os obstáculos.

Procurei me esvaziar dos pensamentos negativos, pois, quando recebemos algo que não nos faz bem, rapidamente devemos descartar de nossas vidas.


Aprendi que não se deve murmurar pelas adversidades que acontecem em nossa trajetória, pelo contrário, devemos lutar. A nossa escolha muda a nossa realidade!

E assim, a vida me ensinou a trocar muitas coisas nessa minha caminhada.

As trocas de certa forma são sinais de mudanças e maturidade. É claro que nem sempre fazemos as melhores trocas, algumas são motivos de arrependimentos, outras não deixam de serem eternos aprendizados.

Em determinado momento, trocamos a nossa fase de criança e os nossos brinquedos pelos estudos e obrigações da vida, casa pelo ambiente de trabalho, o conforto pelo cansaço de um dia exaustivo e agitado e a inocência pela sabedoria/esperteza.


Ah, troquei tantas coisas para obter outras e acredito que você também!

A vida exige de nós tantas trocas e cada uma delas quando malfeitas nos traz sofridas consequências.

Já troquei lágrimas por sorriso e também troquei sorrisos por lágrimas.

Troquei solidão por companheirismo, também não pensei duas vezes em trocar o companheirismo pela solidão.

Já troquei o medo pela coragem e fui forte o suficiente para trocar a coragem pelo medo.

Poxa, já troquei o não pelo sim e o sim pelo não. Tem cabimento? Mas eu já troquei!

Sabe o que mais me interessa mesmo nessa vida de infinitas trocas?  São as experiências que adquiri.

Já troquei tanto, e sabe? Ainda tenho muito o que trocar, e acredito que você também!

Mas tem coisas que eu jamais trocarei como o meu caráter, minha essência, minha fé, os meus princípios e valores continuarão os mesmos.

Portanto não tenha medo de procurar e trocar caso seja necessário, as trocas são a matéria-prima necessária para nos tornarmos capazes de buscar os nossos objetivos.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O segredo: vladi59 / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.