Notícias

Jade Picon cita “retenção de líquido” em mudança nas fotos; entenda o que é o conceito e impacto na saúde e visual

Foto: Reprodução
Jade Picon cita retencao de liquido em mudanca nas fotos entenda o que e o conceito e impacto na saude e visual foto reproducao capasite

A empresária e ex-BBB Jade Picon foi questionada em sua conta no Instagram se havia feito procedimentos estéticos no rosto após ser eliminada do programa. Segundo a influencer, durante o tempo em que esteve dentro da casa, na verdade, ela estava inchada, com muita retenção de líquido.

Retenção de líquido é o nome que popularmente se dá para o inchaço e o acúmulo de líquidos no copo. Pode ser em uma parte ou por todo o corpo. Alimentação, sedentarismo e até problemas de saúde podem estar associados.

Jade negou ter feito procedimentos estéticos depois do BBB. “Não fiz absolutamente nada, nem antes, nem depois. É que realmente lá é uma loucura, eu fui pro atendimento médico e eu falei: ‘eu tô muito inchada, meu tornozelo, meu pulso, meu rosto, eu via no espelho”, disse Jade.

“O que pega muito é essa falta de rotina, né, de você nunca estar comendo as mesmas coisas, de treino, é retenção de líquido mesmo”, completou.

2 Jade Picon cita retencao de liquido em mudanca nas fotos entenda o que e o conceito e impacto na saude e visual foto divulgacao

Jade Picon no BBB 22 — Direitos autorais: Divulgação/TV Globo

O que é a retenção ou inchaço?

Algumas pessoas acordam inchadas, outras têm esse problema quando comem muito sal ou ficam longos períodos na mesma posição. No caso das mulheres, reter líquido é comum na fase pré-menstrual e durante a gravidez, por causa das alterações hormonais. Isso pode significar um “ganho” de dois a três quilos na balança.

De acordo com especialistas, o inchaço é resultado de um acúmulo de líquidos entre as células, que se tornam mais pesadas e acabam levando a um aumento na superfície do órgão.

Drenagem linfática pode estimular o corpo e remover o excesso de líquido. A compressão ajuda a eliminar os fluidos que estão sob os tecidos. Meias de compressão também podem colaborar para fazer mais xixi, da mesma forma que usar um banquinho de elevação nas pernas contribui para amenizar o inchaço. Mas o melhor remédio mesmo é tomar bastante água, o que facilita a filtragem do rim e estimula a circulação.

Causas possíveis para o inchaço

De acordo com o médico endocrinologista Fabiano Lago, que atende em Curitiba, no Paraná, são várias as possíveis causas de inchaço do corpo.

“Hipotireoidismo, que é o mal funcionamento da glândula tireoide, e a pessoa pode engordar, além de inchar. Outros distúrbios hormonais, efeitos colaterais de medicamentos, como antidepressivos. Se for bem localizado nas pernas, pode ser doença vascular…são várias as possíveis causas”, explica o endocrinologista.

Lago diz que a mudança de rotina, causa alegada por Jade, pode influenciar no inchaço do rosto e corpo: “60% do nosso peso é água, aproximadamente. Então, sempre que a gente mexer na água de forma geral, isso pode trazer um impacto bem evidente na nossa aparência”.

“Não sou um expert na alimentação que é feita dentro do BBB. Mas, em geral, alimentos industrializados, enlatados, eles têm uma carga de sal grande. Então, se você passar a ter uma alimentação um pouquinho mais carregada no sal, isso é bem compatível com você ter uma aparência mais inchada, sim”.

O especialista explica que a manutenção de uma rotina com alimentos mais naturais, atividade física e ingestão de água de acordo com a necessidade do corpo são medidas essenciais para evitar o inchaço excessivo.

“O sódio é o ingrediente que mais incha”, explica.

“Mas, o que pode ter acontecida com a Jade, é que fora do BBB ela tinha não só uma alimentação diferente, mas toda uma rotina diferente. Fazia exercício com personal, academia, então, provavelmente, o inchaço da Jade não deve ser só por causa da alimentação. Deve ser o contexto geral da vida dela que mudou”.

Papel do sistema linfático no inchaço

Ao contrário do sanguíneo, o sistema linfático começa na ponta dos dedos e vai subindo pelo corpo. Enquanto o sangue leva nutrientes para as células, o plasma sai dos vasos capilares, faz as trocas metabólicas das células e volta para o sangue.

Quando ele não volta, entra em ação o linfático, que tem a função de reabsorver o excesso de líquido. Conforme a linfa (líquido incolor e sem glóbulos vermelhos) vai subindo pelos capilares linfáticos, há regiões ganglionares para filtrar ou algum organismo estranho para encontrar. Desemboca em vasos mais grossos, e os troncos linfáticos encaminham essa linfa para cair de novo no sangue.

O sistema linfático não tem uma bomba, como o coração e as panturrilhas. Usa a compressão de músculos e tem uma anatomia do capilar diferente (a do sanguíneo é lisa). O capilar linfático apresenta válvulas que vão se fechando para o líquido não retornar. O inchaço ocorre quando nem o sistema linfático nem o venoso consegue absorver o excesso de líquido.

0 %