Comportamento

Jamie Lee Curtis fala sobre cansaço de pressões estéticas por magreza: “Não quero esconder nada”

capa site Jamie Lee Curtis fala sobre cansaco de pressoes esteticas por magreza Nao quero esconder nada

A atriz fez uma publicação em seu Instagram falando que “chupa a barriga desde os 11 anos” para parecer mais magra, mas que está cansada disso.

As sociedades possuem padrões de comportamento e de estética, regras e convenções – criadas pelas próprias pessoas – para que sejam reproduzidas à exaustão. Sabemos como nos comportar, por exemplo, quando entramos em um restaurante, quando somos convidados em uma casa aonde nunca fomos e até mesmo dentro de uma sala de aula.

Sabemos de tudo isso porque passamos a vida aprendendo sobre cada uma dessas normas, desde o dia em que nascemos, e seguimos descobrindo como nos portar e agir em todos os ambientes em que nos inserimos. Dentro do espectro do “aceitável” socialmente, existem também os padrões estéticos, formas corporais esperadas das pessoas.

Alguns indivíduos sentem mais o peso da pressão estética do que outros, o que pode depender da área profissional, do gênero e até meso do contexto social. A atriz Jamie Lee Curtis, de 63 anos, usou seu perfil no Instagram para falar abertamente sobre o assunto, explicando de maneira bem simples o que enfrentou a vida toda.

Falando um pouco sobre seu personagem no filme “Everything everywhere all at once”, uma trama de ficção científica deste ano, dirigido por Daniel Kwan e Daniel Scheinert. O longa-metragem conta a história de uma mulher sino-americana, endividada e extremamente cansada, que observa sua pacata rotina acabar se expandindo para outros universos.

2 Jamie Lee Curtis fala sobre cansaco de pressoes esteticas por magreza Nao quero esconder nada

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @curtisleejamie

Ao assumir o papel de Deirdre Beaubeirdra, uma peculiar inspetora da Receita Federal, a atriz resolveu abandonar qualquer tipo de corretivo ou roupa enganosa. Em sua publicação, ela afirmou que existe uma indústria de trilhões de dólares apenas para “esconder coisas”, para corrigir e modelar as pessoas, principalmente aquelas que estão sob os holofotes.

Jamie explica que essa indústria usa de todos os artifícios para “esconder a realidade de quem somos”, com enchimentos, procedimentos, roupas, acessórios de cabelo e produtos capilares. Mas desde que optou por assumir o papel no longa-metragem, a atriz explicou que deixou bem claro que não queria que nada em seu corpo fosse ocultado: “Estou chupando minha barriga desde os 11 anos”, declarou a famosa.

3 Jamie Lee Curtis fala sobre cansaco de pressoes esteticas por magreza Nao quero esconder nada

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @curtisleejamie

Segundo a atriz, desde que resolveu abrir mão dos artifícios e “liberar todos os músculos” que tinha, passou a se sentir mais livre e criativa fisicamente, e mal pode esperar para que o público consiga assistir ao brilho de sua personagem.

Jamie é conhecida por ser uma das únicas atrizes a permitir que seu corpo fique da maneira que deveria com a idade, assumindo os fios grisalhos e também se arrependendo de procedimentos estéticos, permitindo que a pele tenha rugas.

Pressão estética

Já faz alguns anos que Jamie Lee Curtis usa sua voz como pessoa sob os holofotes para falar um pouco de suas experiências com a mídia, e com as imposições da sociedade, já que aprendeu na pele como funciona o sistema social. Em outra ocasião, ela falou sobre se sentir impelida a aplicar botox para corrigir os “olhos inchados” e à lipoaspiração para “corrigir” certas imperfeições.

Essas intervenções estéticas fizeram com que desenvolvesse um vício em hidrocodona, um analgésico opioide, para que conseguisse lidar com as mudanças que provocou. O árduo processo fez a atriz perceber que não queria mais nenhum tipo de intervenção estética, já que não enxergava nada de errado em sua aparência.

4 Jamie Lee Curtis fala sobre cansaco de pressoes esteticas por magreza Nao quero esconder nada

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @curtisleejamie

Jamie Lee Curtis é vista como uma inspiração para meninas mulheres, sejam elas famosas ou anônimas, que desejam sofrer menos com as pressões sociais para atingir um padrão estético considerado aceitável. Além de mostrar sua beleza natural, a atriz ainda consegue provar que é uma ótima profissional, atuando em obras importantes e exibindo seu talento nato.

0 %