Notícias

Jogador bósnio interrompe carreira para doar fígado à própria mãe: “É uma heroína maior do que eu”

Foto: Divulgação
jogador

O ano de 2022 começou com uma situação difícil para o atacante bósnio Robert Peric-Komsic, jogador do HNK Cibalia Vinkovci, da segunda divisão da Croácia.

Sua mãe estava em um momento complexo de saúde, tendo nos últimos 13 anos precisado de um doador compatível, enquanto teve três rejeições registradas de fígado, e os médicos decretaram que apenas familiares do núcleo mais próximo seriam possíveis doares. O atacante, de 23 anos, tomou uma atitude corajosa: interrompeu sua carreira profissional para salvar a mãe.

Em entrevista ao diário croata Sportske Novosti, Komsic relatou o drama vivido: “A vida dela estava em perigo, o estômago estava se enchendo de água, e era uma questão de dias. No momento em que soube que todas as outras opções estavam esgotadas, peguei minhas coisas e fui para Istambul. O meu objetivo era claro: curar a minha mãe. Todo o resto era menos importante, ou completamente sem importância alguma” – completou.

Em março, Peric-Komsic passou por uma cirurgia em que 70% do seu fígado foi retirado para que pudesse ser transplantado para sua mãe, Ljiljana. A cirurgia de sua mãe foi um sucesso, e o atacante poderá continuar sua carreira profssional, afinal de contas, o figado se regenerou desde a doação para sua mãe. Este fato fará podê-lo praticar esportes novamente sem limitações. O atacante, porém, refutou qualquer ato de heroísmo, e apontou apenas como um “dever”.

“Ela tem de fazer tratamentos, mas isso não é novidade para a minha mãe porque ela toma remédios há anos. Tudo o que fiz foi normal, o meu fígado regenerou-se quase completamente dois anos após a cirurgia. Basicamente, fugindo a alguma história de heroísmo, fiz o que acredito que qualquer pessoa que cresceu numa família funcional faria. A minha mãe me deu a vida e eu prolonguei a dela. É uma heroína maior do que eu” – concluiu o jogador, que foi muito felicitado nas redes sociais nos últimos meses.

Peric-Komsic ainda teve seu contrato renovado com o Cibalia Vinkovic ate 2023, com uma opção para renovação por mais 1 ano, e garantiu que está ansioso para voltar aos gramados: “Me sinto ótimo, cheio de motivação, estou com um humor melhor do que nunca. O que passei me fortaleceu e realmente sinto que estou pronto para grandes coisas. Poderia jogar os primeiros minutos no próximo fim de semana. Estou esperando por isso. Acredito que jogarei uma partida em breve. Estou ansioso por isso e ainda mais” – completou.