Comportamento

José de Abreu diz que é parado na rua para lhe agradecerem “por militância”

capa site Jose de Abreu diz que e parado na rua para lhe agradecerem por militancia

O ator usou as redes sociais para falar sobre ser constantemente parado em Portugal para receber agradecimentos pela forma como se posiciona politicamente.

O posicionamento político de muitos artistas, seja no Brasil ou no mundo, é um mistério para os fãs. Para alguns, com voz amplificada pelos fãs e pelas aparições públicas, acabariam influenciando a opinião das pessoas; outros acreditam que o partidarismo prejudica as relações econômicas; e existem os que acreditam que o espaço de privilégio deve ser usado como forma de fazer um alerta sobre a política.

Essas questões não acontecem apenas em solo brasileiro, e são dilemas vividos por famosos do mundo inteiro, principalmente em uma era em que o cancelamento se tornou um forte influenciador de comportamentos. Se no passado era comum artistas falarem o que lhes viesse à cabeça, as redes sociais e a internet fazem com que algumas atitudes nunca sejam esquecidas.

Basta digitar o nome de qualquer pessoa em um campo de busca e, pronto, qualquer informação é obtida. Não existe nenhuma notícia que seja esquecida pelo Google, por isso o cancelamento tem sido motivo de receio, principalmente dos artistas mais jovens, que ainda desejam consolidar suas carreiras.

Para José de Abreu, de 75 anos, o apartidarismo ou a omissão política nunca foram uma opção, e no governo de Jair Bolsonaro, ele tem feito questão de usar suas redes sociais para potencializar suas críticas. Pelo Twitter, por exemplo, a quantidade de publicações feitas contrárias ao governo é imensa, indo da ironia ácida à completa crítica. Inclusive o nome que o ator usa em sua conta já denuncia seu posicionamento: “Zé Mamateiro da Rouanet”.

Constantemente compartilhando conteúdos sobre Luís Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil e possível candidato nas eleições do fim do ano, José de Abreu não esconde sua preferência pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Sem problema algum em tecer críticas, ele constantemente recebe comentários raivosos em suas publicações, que parecem não o abalar.

Recentemente, ele compartilhou com seus seguidores que tem sido constantemente parado na rua por pessoas que querem agradecer pelo engajamento político e pela militância constante nas redes sociais. O ator está passando um tempo em Portugal, e são os moradores do país quem justamente reage de maneira bem positiva ao seu posicionamento a favor da reeleição de Lula.

Em uma ocasião, ele narra que motoristas param na rua para agradecer-lhe, e o motorista de um “tuktuk” não lhe cobrou a passagem. Ele ainda disse que “a coisa estava boa” e que todas essas pessoas eram brasileiras. O ator recebeu convites para entrevistas no país, principalmente porque a proximidade linguística faz com que grandes produções da televisão brasileira sejam exibidas em Portugal, tornando-o conhecido no local.

2 Jose de Abreu diz que e parado na rua para lhe agradecerem por militancia

Direitos autorais: reprodução Twitter/ @zehdeabreu

Em entrevista à SIC TV, José de Abreu se emocionou quando relatou o cotidiano no Brasil, e fez questão de fazer críticas ao atual presidente, mas nem todos os internautas gostaram. Uma mulher que não se identificou o chamou de “abutre”, e ele a mandou “chupar cana”, encerrando assim qualquer discussão.

A dedicação à política é tão grande que, no ano passado, segundo informações do UOL, ele chegou a cogitar abandonar a carreira de ator para se dedicar integralmente às eleições deste ano. Porém, o próprio Lula interveio na situação e o convenceu a permanecer na cultura, uma área que precisa de agentes como ele.

Ele contou na entrevista em Portugal que pensou em até mesmo se candidatar, principalmente porque estava muito animado com a “possível volta da democracia”, com Bolsonaro perdendo nas pesquisas. A vontade de auxiliar na “reconstrução do Brasil”, como ele mesmo afirmou, gerou motivação, mas Lula defendeu que seu lugar é onde está.

0 %