Pessoas inspiradoras

Jovem baiano que vende água em semáforo é aprovado em concurso da Polícia Militar

capajovem baiano que vende agua em semaforo e aprovado em concurso da Policia Militar
Comente!

As dificuldades da vida não impediram esse jovem de batalhar por uma vida melhor!

Os concursos públicos têm virado meme nas redes sociais nos últimos anos por conta da insistência de alguns amigos e familiares de jovens para que eles participem desses processos seletivos.

No entanto, a realidade é que, por trás dessas brincadeiras, os concursos oferecem algumas das melhores oportunidades de emprego para pessoas de todas as idades e graus de escolaridade.

Uma pessoa concursada pode trabalhar com a certeza de que poderá manter o seu emprego por muito tempo, dependendo apenas de si mesma, além de contar com um salário interessante e vários benefícios.

Para muitos de nós, apesar das vantagens, os concursos não despertam muito interesse, porque temos outros planos, mas especialmente os que vêm de famílias simples e estão buscando um futuro confortável, essas seleções são oportunidades de ouro, e os levam a se preparar por meses ou até mesmo anos para disputá-los.

Esse é o caso de Daniel Santos, um homem de 27 anos de Feira de Santana, na Bahia. De origem muito humilde, ele enxergou nos concursos a chance de mudar sua realidade.

Conforme contado pelo Blog do Velame, Daniel vende água mineral em sinaleiras de Feira de Santana há sete anos, e há cinco começou a estudar para concursos. Ele começou a trabalhar com esse tipo de vendas, que virou o seu ganha-pão, depois que perdeu o emprego.

2jovem baiano que vende agua em semaforo e aprovado em concurso da Policia Militar

Reprodução Instagram / @Santosdaniel1994

O dinheiro das vendas na rua também foi usado por muito tempo para bancar os seus estudos. O homem, que realizou o seu primeiro concurso em 2016, conta que a renda da água lhe proporcionou tanto os materiais quanto as viagens para participar dos processos seletivos.

De 2016 até então, foram 27 certames. Por sete vezes, Daniel ficou muito perto da aprovação, e em duas, foi aprovado em concursos da Polícia Militar em São Paulo, mas não conseguiu a nomeação.

Seu caminho longo, de inúmeras tentativas, por vezes o desanimou e o fez pensar em desistir, mas a sua determinação e sabedoria de que tudo tem o seu tempo o ajudaram a permanecer de cabeça erguida, até que o jogo finalmente virou.

Em 2019, Daniel finalmente conseguiu realizar o seu objetivo e foi aprovado no concurso da PMBA. Disse que o sentimento é o de “dever cumprido”.

Infelizmente, no ano passado, ele perdeu a mãe para o lúpus, mas nem mesmo isso foi capaz de abalar as suas forças, e recentemente ele conseguiu aprovação no teste de aptidão física da Polícia Militar baiana.

Daniel apenas precisa passar pelo curso de formação para conseguir a tão sonhada nomeação.

Para alguém que veio de uma realidade de vida de muitas lutas, essa conquista representa a grande chance de recomeçar com mais calma e tranquilidade, e é um atestado de que a persistência e a fé em si mesmo são capazes de transformar a história de vida de qualquer um.

3jovem baiano que vende agua em semaforo e aprovado em concurso da Policia Militar

Reprodução Instagram / @Santosdaniel1994

Daniel deixou uma mensagem especial para todas as pessoas que se encontram na mesma situação que ele e estão em busca de um sonho: podem acreditar, porque é impossível realizá-lo.

O jovem aconselhou todos a nunca desistirem, pontuando que os vencedores são aqueles que usam as circunstâncias da vida como combustíveis para chegar à vitória, e acrescentou: “Nunca será fácil, mas também não será impossível”.

Que história de vida inspiradora. Desejamos muito sucesso e felicidade ao futuro policial militar da Bahia!

Comente!

Donos cedem parte do quintal de suas casas para moradias de sem-teto

Artigo Anterior

Nada é pior do que conviver com gente fingida!

Próximo artigo