Pessoas inspiradoras

Jovem conserta celulares estragados e doa a estudantes vulneráveis para ajudá-los nos estudos

capajovem conserta celulares estragados e doa a estudantes vulneraveis para ajuda los nos estudos

O jovem chileno tem feito a diferença em sua comunidade através de sua iniciativa de muita solidariedade. Saiba mais!



Dentre os muitos setores afetados pela pandemia de covid-19, com a qual temos convivido há mais de um ano, um dos que têm exigido mais organização e dedicação é o da educação.

Em todo o mundo, escolas tiveram de interromper as aulas presenciais durante um tempo para evitar a contaminação de professores e alunos e, como consequência, crianças e jovens precisaram estudar de casa, através de videoaulas.

Essa foi a medida encontrada para tentar manter o ensino remoto com o mesmo nível de qualidade e frequência do presencial. Entretanto, para alguns estudantes, as aulas através da internet e aparelhos eletrônicos, como celulares e computadores, tornaram-se inviáveis, já que não possuem os recursos dentro de suas casas.


Crianças carentes acabaram impossibilitadas de participar de suas aulas, mas felizmente algumas pessoas atentaram para suas dificuldades e buscaram maneiras de tentar tornar esse período tão complicado um pouco menos complicado.

É o caso de Tiberio Malaiu, um jovem chileno de 17 anos, que desenvolveu um projeto incrível que está mudando a realidade de estudantes carentes de seu país nesta pandemia.

Em uma entrevista à Emoltv, Tiberio contou que, no ano passado, participou de um projeto de sua escola com alunos de baixa renda, em que eles e outros jovens respondiam a perguntas e dúvidas desses estudantes que não tinham acesso à internet e a aparelhos como computadores e celulares.

Através dessa experiência, ele pôde entender um pouco sobre as dificuldades dos estudantes diariamente, e isso o fez sentir que poderia ajudar. Tiberio teve a ideia de consertar celulares em mau estado e doar a esses jovens, para terem acesso às aulas a distância, enquanto elas durarem.


2jovem conserta celulares estragados e doa a estudantes vulneraveis para ajuda los nos estudos

Direitos autorais: reprodução Instagram/@_collectingdust.

A ideia veio da paixão do adolescente por tecnologia e do pouco de experiência no assunto, já que no passado havia tentando consertar o celular de sua mãe, assim aprendeu um pouco.

Com isso, nasceu o projeto “Collecting dust” (“coletando poeira”, em tradução literal), em que o jovem recebe doações de celulares danificados e os restaura para entregar a jovens que precisam dos aparelhos para estudar neste período de pandemia. Tiberio usa as próprias peças dos aparelhos doados para fazer as restaurações.

Também ensinou a algumas pessoas como consertar os equipamentos, e hoje trabalha com ajudantes que tornam o trabalho mais rápido e otimizado.


A princípio, foi Tiberio quem procurou as escolas, oferecendo os celulares, mas agora que a sua iniciativa é conhecida, as próprias instituições de ensino o contatam quando precisam de doações. Até agora, 37 celulares já foram doados.

3jovem conserta celulares estragados e doa a estudantes vulneraveis para ajuda los nos estudos

Direitos autorais: reprodução Instagram/@_collectingdust.

Certamente, através do projeto de Tiberio, muitos jovens necessitados têm a experiência de estudo muito melhor na pandemia. O adolescente demonstrou ter um grande coração e enorme vontade de fazer o bem.

Desejamos muito sucesso ao seu projeto!


Compartilhe o texto nas redes sociais! 

Casal é detonado nas redes sociais por sacrificar cão da família por ele morder seu filho

Artigo Anterior

Mãe que usava roupas neutras na filha conta que professoras lhe pediram para vesti-la “como uma menina”

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.