Pessoas inspiradoras

Jovem criou manual ilustrado para avó, que mora longe, aprender a usar o celular e se comunicar com ela

Foto: Arquivo Pessoal
capa Jovem criou manual ilustrado para avo que mora longe aprender a usar o celular e se comunicar com ela

A manifestação de carinho e gentileza dessa neta tem conquistado muita gente nas redes sociais. Confira!

O que une avós e netos é muito maior do que podemos compreender. Embora seja natural compartilharmos amor e união, pois fazemos parte de um núcleo familiar, o sentimento que nos une vai muito além e se mostra presente em cada detalhe do dia a dia.

Aqueles que cresceram com avós presentes provavelmente já testemunharam muitos de seus atos de amor, carinho e cuidado, e sabem muito bem que eles são capazes de sacrificar a própria vida pelo nosso bem e felicidade.

Por esse motivo, nada mais justo do que também lhes dar provas de nossos sentimentos, colocando o amor em prática por meio de atitudes no dia a dia que possam deixar sua jornada mais simples e leve.

Tabahta González, uma neta de 23 anos, deu um grande exemplo de generosidade e amor à sua avó. Uma matéria do portal de notícias Univision, dos Estados Unidos, contou sobre a atitude da jovem que criou um manual completo de uso do celular para a idosa, para que conseguisse se comunicar com a família.

2 Jovem criou manual ilustrado para avo que mora longe aprender a usar o celular e se comunicar com ela

Direitos autorais: Arquivo Pessoal

O manual foi criado em 2019, depois que a jovem se mudou do México para os Estados Unidos com a família; a avó Ramona Triana ficou no país de origem da família.

A relação da jovem com a avó é estreita — Ramona cuidou dos dois netos enquanto sua filha trabalhava no país vizinho, em busca de uma vida melhor para todos. Então, sabendo que não teria mais a companhia da idosa todos os dias, Tabahta resolveu facilitar ao máximo a comunicação com a avó, ensinando-a a lidar com a tecnologia dos aparelhos celulares.

O manual, que compreende todas as instruções de que Ramona precisa para usar corretamente cada ferramenta do celular, foi feito com muito carinho e dedicação. Isso é visível ao observar o cuidado com os desenhos e as cores para facilitar a assimilação por parte da idosa.

A criação do guia tomou apenas 40 minutos da neta, mas seus conhecimentos continuam fazendo a diferença na vida de Ramona, de 73 anos, que mora em Monterrey, Nuevo León, mesmo após dois anos.

Essa foi a segunda vez que Tabahta fez algo similar para a avó. O primeiro manual tinha como objetivo ensinar a idosa a usar a Netflix.

3 Jovem criou manual ilustrado para avo que mora longe aprender a usar o celular e se comunicar com ela

Direitos autorais: Arquivo Pessoal

Graças ao manual, a comunicação com a avó, que ela considera sua “segunda mãe”, tem sido constante. Ramona, ao receber o guia feito com tanto carinho pela neta, perdeu o medo de celulares, agora consegue usar com autonomia os aplicativos mais simples de seu aparelho.

Nem precisamos dizer que essa iniciativa bombou nas redes sociais, não é mesmo?! Os internautas não têm poupado elogios a Tabahta, pontuando que ela demonstrou muito amor e carinho pela avó, e que os mais jovens precisam seguir o seu exemplo, cuidando e ensinando aos seus velhinhos, assim como eles os ensinaram.

4 Jovem criou manual ilustrado para avo que mora longe aprender a usar o celular e se comunicar com ela

Direitos autorais: Arquivo Pessoal

Em resposta a esses comentários, a jovem diz que é um prazer poder ajudar e o que mais importa para ela era que a avó estivesse muito orgulhosa dela e que todos podemos oferecer ajuda a quem precisa. “Espero que todos nós tenhamos tempo para sentar um pouco e ajudar quem precisa de nós, só temos que ter paciência e querer ajudar”, disse a jovem.

Muito fofo, não é mesmo?! Esperamos que cada vez mais netos possam conservar essa relação de carinho e apoio com os avós, pois eles são algumas das pessoas mais importantes de suas vidas!

0 %