Comportamento

Jovem faz dancinha do TikTok diante de floresta em chamas, e internautas criticam

Foto: TikTok
capa site Jovem faz dancinha do TikTok em frente a floresta em chamas e internautas criticam 1

Enquanto os incêndios consomem centenas de milhares de hectares, provocando uma catástrofe ambiental, um tiktoker carregou vídeos que causaram uma rejeição retumbante nas redes.

Os incêndios e a alta temperatura têm sido problemas constantes no Hemisfério Norte, só na Espanha, segundo dados provisórios do Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico, já foram queimados cerca de 135 mil hectares, o triplo da média dos últimos dez anos, causando alertas no mundo inteiro.

Mas é um problema que preocupa todo o mundo, especialmente os países mediterrâneos que sofrem com a baixa pluviosidade e a temperatura excessiva nesta época do ano. Portugal é um deles, e o fogo está à espreita, como alertam os jornais internacionais. Quantas notícias não acompanhamos nas últimas semanas sobre o sofrimento que os moradores de alguns países da Europa vêm sofrendo?

Nesse contexto complexo de crise climática, alguns vídeos que se tornaram virais nas redes sociais causaram surpresa e indignação. Em um deles, aparece uma jovem dançando diante das chamas de um incêndio florestal. É possível ver a garota em um terraço, onde ela não perde a oportunidade de colocar em prática uma das danças de “tendência” do TikTok enquanto a floresta queima atrás dela.

O vídeo foi publicado pela usuária brasileira Dani, que já soma mais de 8,5 milhões em seu perfil, e tem mais de 284 mil seguidores. Pouco tempo depois, ela compartilhou o vídeo de um homem tentando entrar no local com uma mangueira doméstica para que o fogo não atingisse sua residência, usando o que tinha no momento para reduzir, ainda que minimamente, aquela tragédia.

2 Jovem faz dancinha do TikTok em frente a floresta em chamas e internautas criticam 1

Direitos autorais: reprodução TikTok/ @daniibom_

Com a repercussão negativa, ambos os vídeos foram deletados da conta do TikTok da jovem, que recebeu milhares de comentários negativos. Em busca da fama, muitos dizem que a brasileira publicou o conteúdo sabendo que seria polêmico e controverso, mas movimentaria suas redes rapidamente.

Indignação nas redes

Apesar do clipe ter sido removido do TikTok, várias contas no Twitter continuam a divulgá-lo para destacar a frivolidade da garota, que dança sem hesitar e sorridente, apesar do desastre na floresta. O usuário @ElementalELM republicou o vídeo em tom de crítica, e já teve mais de 2,5 milhões de visualizações e comentários.

Um dos que fez eco foi o escritor Arturo Pérez-Reverte, que retuitou o vídeo e comentou: “Há quem afirme que a vida do ser humano é sagrada”, recebendo muitas curtidas. O que espanta a maioria das pessoas é que a jovem nem sequer pediu desculpas pelo ocorrido ou postou um conteúdo falando que tinha tomado alguma atitude em relação ao fogo naquele dia, como ligado para as autoridades.

Tiktokers em momentos inoportunos

A superexposição a que algumas pessoas são submetidas nas redes sociais parece fazê-las perder a noção de limite da privacidade ou de ridículo.

Não é a primeira vez que vemos vídeos do TikTok mostrando cenas distópicas aos olhos dos outros, como uma dança reggaeton de um jovem influenciador que perdeu o avô ou a reação imediata de uma enfermeira após a morte de um paciente, ambos duramente criticados pelo público em múltiplas ocasiões.

Agora resta apenas uma reflexão a respeito dos limites que devem existir — se é que devem —  com as redes sociais e a busca de reações a qualquer custo, sem se preocupar com o que acontece no mundo ao redor, como se já não existisse mais empatia ou comprometimento com a sociedade e os espaços que ocupamos. Porém, outros defendem que ela não poderia fazer nada e que a dança foi apenas uma forma de passar o momento, podendo ser vista até mesmo como uma crítica.

Confira abaixo o vídeo: