Comportamento

Jovem indiano, que tem a pele branca por causa de vitiligo, é acusado de “apropriação cultural”

Capa Jovem indio que tem a pele branca devido a doenca de vitiligo e acusado de

O rapaz recebeu críticas online de pessoas que achavam que, por ter pele branca, ele não fazia parte da cultura nem poderia celebrá-la! Mal sabiam que se tratava de uma doença de pele.



Um adolescente indiano com vitiligo contou como sua pele ficou quase toda branca, deixando-o irreconhecível nas fotos da infância. Por isso, ele foi acusado de “apropriação cultural” durante a comemoração dos feriados hindus com sua família.

Aviral Chauhan, 19, nasceu na Índia antes de se mudar para os Estados Unidos, e não tinha ideia de que tinha uma doença rara, até que viu uma mancha branca na pálpebra, aos 11 anos.

A mancha logo se espalhou para os cotovelos e joelhos, e deixou quase todo o seu corpo brancos, por volta dos 13 anos.


Aviral, de Minneapolis (Minnesota – Estados Unidos), admitiu que teve dificuldades para crescer, já que as pessoas lhe perguntavam se ele era adotado ou albino, pois a condição de pele o distingue da família, que tem tom de pele mais escuro, comum aos indianos.

No entanto, ele aprendeu a ignorar os valentões que o acusavam de apropriação cultural, terminologia usada quando uma pessoa de uma cultura adota as práticas de outra, geralmente quando alguém caucasiano participa de uma cultura marginalizada como se fosse sua.

2 Jovem indio que tem a pele branca devido a doenca de vitiligo e acusado de

Direitos autorais: reprodução Instagram/@aviral_22.

Conforme informações cedidas ao portal de notícias internacional Daily Mail, o estudante de administração disse que a doença somente se manifestou com pequenas manchas brancas quando era pré-adolescente, mas de repente o vitiligo tomou conta das suas extremidades e, mais rápido do que imaginava, ele mal se reconhecia quando se olhava espelho ou via fotos de alguns meses antes.


Ele relatou que houve um tempo em que não parecia o mesmo por dois dias – sua pele mudava dramaticamente à noite. Colegas do colégio lhe faziam perguntas quando ele mesmo ainda não entendia o que estava acontecendo, e muitas vezes ouviu até mesmo adultos confusos perguntando aos seus pais sobre a pele do menino, imaginando que o garoto não conseguiria ouvir.

A condição de longo prazo causa o desenvolvimento de manchas brancas claras na pele em razão da falta de um pigmento chamado melanina. A doença é conhecida como vitiligo. Até os 11 anos, Aviral era parecido com o irmão, mas logo depois sua pele mudou drasticamente. O problema dermatológico é hereditário.

Por conta da condição, o ensino médio não foi uma experiência divertida para Aviral. Ele conta que via fotos de pouco tempo passado e já não se via ali, dada a mudança drástica. Apesar de comentários ocasionais e perguntas de colegas, ele disse que a coisa mais difícil de lidar enquanto crescia eram os comentários dos adultos. Vários perguntavam aos seus pais se o menino era albino ou mesmo adotado.

Houve comentários com teor preconceituoso, de quem disse aos seus pais que eles tinham sorte de o garoto ficar branco, pois até na cultura indiana é desejável ter um filho de pele mais clara. Quando entrou no ensino médio, com cerca de 16 anos, Aviral disse que começou a abraçar sua aparência muito mudada.


Ele disse que seu grupo de amizade “lhe daria apoio” quando ele se deparasse com os comentários dos colegas. Aviral contou que sua família pratica uma boa mistura das culturas indiana e americana, e embora não adore todos os dias, celebra feriados hindus, como o Diwali.

E foi por conta de celebrações como essas, comuns à sua cultura, que ele foi acusado de “apropriação cultural” quando postou fotos suas com roupas tradicionais indianas nas redes sociais. O jovem considerou os comentários irritantes e desnecessários, pois ele estava apenas praticando sua cultura.

Aviral disse que, apesar dos comentários, ele se sente confiante na própria pele graças ao apoio de amigos e familiares. Sua rede de apoio tem um papel essencial para que ele aceite sua pele, assunto que aborda bastante em seu TikTok.


Mãe envia todos os dias lanche extra para o coleguinha do filho que não pode pagar pelo almoço

Artigo Anterior

A maldade nunca cria raízes perto das pessoas destes 4 signos. São as mais justas e corretas!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.