Pessoas inspiradoras

Jovem passa no vestibular e será o primeiro médico de sua aldeia na Índia

capa Jovem passa no vestibular e sera o primeiro medico de sua aldeia na India

Dudharam, um jovem humilde, passou em um dos exames mais difíceis da área na Índia, que requer muita dedicação e preparação.

“A educação é o meio pelo qual homens e mulheres lidam de forma crítica com a realidade e descobrem como participar da transformação do seu mundo.” A célebre frase de Paulo Freire, no livro A Pedagogia do Oprimido, mostra o quão importante é a educação, principalmente para todas as pessoas mais pobres, já que é apenas por meio dela que a verdadeira mudança social pode acontecer.

Para quem vem de uma realidade humilde, estudar é um privilégio para poucos, em que a meia dúzia que consegue finalizar precisa conciliar o trabalho com os estudos. Nem todos conseguem trabalhar o dia inteiro e estudar à noite, ou estudar de dia e passar a noite trabalhando, muitos acabam preferindo mais horas de serviço para que a renda familiar aumente, mesmo que minimamente.

Mas todos sabem quão importante é a educação. É o instrumento capaz de fazer com que os cidadãos questionem a posição que lhes foi destinada, que os faz adquirir consciência crítica a respeito das várias relações sociais, e que garante um futuro melhor para as próximas gerações. Ter acesso à educação básica é um direito humano, todos devem aprender a ler, escrever, somar, subtrair, além de geografia, história e biologia…

A educação básica fornece a fundação sobre a qual os indivíduos constroem suas vidas e todos eles têm o direito de seguir estudando, fazendo faculdade, mestrado e tudo que a maior parte da elite faz. Essa é uma realidade de todos os países, em que apenas os mais ricos conseguem eliminar o analfabetismo e grande parte da pobreza, porque sabem que ambos os fatores estão relacionados.

Na Índia, o jovem Dudharam, da aldeia de Kamthai, em Rajasthan, conseguiu passar no National Eligibility cum Entrance Test (UG) 2021, um dos exames de admissão mais difíceis do país. De acordo com o jornal DNA India, esse é um teste que requer muito trabalho e paciência, já que para muitos, principalmente os que não frequentaram um sistema educacional pago, é preciso várias tentativas.

Mas Dudharam conseguiu provar que dinheiro não é tudo, dedicando-se o suficiente para conseguir ser aprovado quase com nota máxima em sua quarta tentativa. O jovem se tornou uma grande promessa para sua família e para sua aldeia, já que ele pode se tornar o primeiro médico da região.

2 Jovem passa no vestibular e sera o primeiro medico de sua aldeia na India

Direitos autorais: reprodução/ IANS Live

Ela marcou 626 pontos de 700 que o exame exigia, garantindo que ele entrasse para o All India Rank, uma espécie de ranking do país que posiciona os melhores resultados nos testes. Sua realidade financeira não foi suficiente para impedi-lo de correr atrás dos sonhos, e o apoio da família foi o que lhe garantiu a chance de ser um profissional de excelência.

De acordo com o jornal, a família de Dudharam é composta por cinco pessoas, nenhuma delas com renda fixa. Com cerca de três hectares de terra, que só podem ser usados para o cultivo de milheto, uma espécie de cerealífera produzida para consumo humano e animal, que se adapta muito bem a tipos variados de solo, eles conseguem apenas alimentar a si mesmos.

O pai e o irmão de Dudharam trabalham como assalariados da área da construção. A realidade deles não é fácil. Na aldeia, onde há cerca de 250 casas, o abastecimento de energia elétrica e água dura apenas cinco ou seis horas por dia. Como seus pais são analfabetos, não conseguem nenhuma fonte de renda fixa.

Dudharam explica que o resultado foi fruto do seu esforço e que, nas primeiras duas vezes em que tentou passar no exame, estudou por conta própria, chegando a obter 558 pontos de 700, que eram insuficientes. Para ele, o principal objetivo, além de seguir os estudos, é servir de inspiração para outros jovens que vêm da mesma realidade.

Menina de 8 anos ganha prêmio de quarto mais bagunçado: “Sentimos muito por esses pais”

Artigo Anterior

Atenção redobrada com estes 4 signos. Eles são capazes de apunhalar qualquer um pelas costas!

Próximo artigo