Pessoas inspiradoras

Jovem que trabalhava na roça tira nota máxima em exame, e realiza o sonho da faculdade

Uma incrível história de superação. Graças ao seu esforço, Luis poderá traçar um caminho de muito sucesso!



Histórias de superação através do estudo são sempre inspiradoras. Saber que uma pessoa que saiu de uma realidade muito complicada foi capaz de conquistar os seus objetivos através da educação nos mostra que devemos valorizar todas as oportunidades de aprender e transmitir conhecimentos.

Hoje trazemos mais um desses casos, dessa vez de um jovem da Colômbia. O portal El Tiempo contou a história de Luis Ángel, um jovem de 16 anos, que sempre gostou muito de estudar. Porém, ele sempre teve uma vida diferente de muitos jovens de sua idade, e encontrou empecilhos em seu caminho nos estudos.

Ele morava com a mãe numa aldeia da região desde que o pai morreu, há quatro anos. Era um lugar um pouco afastado e, para conseguir ir à escola todos os dias, precisava atravessar um rio. Durante muito tempo, essa foi a jornada de Luis.


No entanto, para que tivesse mais facilidade para estudar, o jovem acabou se mudando, indo morar com um tio e os avós. Nesse lugar, ele fazia um trabalho de roça, para ajudar a família, embora nunca tenha gostado muito disso.

Depois de muita dedicação, ele concluiu recentemente o ensino médio na Instituição Educacional Yaaliakeisy e, ao que tudo indica, terá um grande futuro.

Ouvido pelo portal, o coordenador Wilson Vera, coordenador da escola, disse que 670 alunos terminaram os estudos na instituição, no ano passado, 40% deles indígenas. Entre eles estava Luis, que se destacou e tirou a “pontuação perfeita” no exame final do ensino médio da Colômbia, o ICFES.

O jovem, que antes despertava preocupação da avó, com quem morava, por passar muito tempo em jogos de celular, começou a se dedicar muito aos estudos, motivado a conseguir uma vida melhor para si mesmo e a família.


Depois de muitos meses de dedicação, os resultados finalmente chegaram, e com eles vieram também grandes oportunidades, que guiarão o seu caminho no futuro. O prefeito de Puerto López, Carlos Julio Gutiérrez, onde vive Luis, relatou sentir orgulho e satisfação do bom resultado do jovem no exame, e elogiou o trabalho dos professores, especialmente no meio rural, onde existem muitas limitações.

Ele ainda acrescentou que, desde a década de 1980, o local não tinha um reconhecimento desse tipo em relação ao exame, e afirmou que o governo departamental oferecerá apoio ao jovem para continuar os estudos universitários, e que deseja que sua família tenha uma casa própria.

Luis venceu as dificuldades e as distrações e alcançou um resultado admirável nos estudos, que lhe abriu grandes portas para o seu futuro.

Ele é um grande exemplo de que, quando nos motivamos a fazer algo, a vida nos ajuda e o reconhecimento chega.


Que ele siga firme nos estudos e tenha ainda mais conquistas pela frente!

Compartilhe o texto em suas redes sociais!

Jovem motoboy estuda na rua enquanto aguarda pedidos. Esforço é maior que a vontade de desistir!

Artigo Anterior

Empresário paga dívida de mãe que oferecia faxinas em troca de livros para a filha: “Só tenho a agradecer”

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.