Pessoas inspiradoras

Jovem que vendeu fruta na rua conquista pós-doutorado em grande universidade. Orgulho!

capajovem que vendeu fruta na rua conquista pos doutorado em grande universidade Orgulho

Conheça a história de Ricardo, que venceu a discriminação através do sucesso nos estudos!



Algumas pessoas nasceram para vencer. Não importa quão difíceis tenham sido suas condições de vida, elas encontram uma maneira de se manter motivadas e vencer quaisquer obstáculos que possam aparecer em seus caminhos, alcançando os seus maiores objetivos e tornando-se exemplos para todos aqueles ao seu redor.

Esse é o caso do jovem mexicano Ricardo Pablo Pedro, que tem uma origem muito simples, mas que se empenhou nos estudos, e atualmente está alcançando alguns dos mais altos estágios de graduação que uma pessoa pode conseguir.

Em entrevista à Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), onde se formou em Química, o jovem, que é um grande exemplo em sua nação, contou um pouco sobre sua história de vida.


Ricardo explicou que é originário da comunidade La Mina, localizada em Tuxtepec, Oaxaca.

Ele é filho de pais indígenas, cresceu em um meio muito pobre e precisou vender frutas na rua para ajudar a família. Sua mãe, que criou seis filhos, sozinha, trabalhava esfregando o chão para sustentar a casa.

No meio de uma realidade tão dura, uma coisa salvou sua vida e o colocou no caminho do sucesso: o estudo.

Ricardo cursou o ensino médio em Morelos, onde teve um excelente professor de química, que o incentivou a aprender mais, e aí começou sua trajetória. Nessa época, o jovem participou da Olimpíada Nacional de Química, e ficou em terceiro lugar, decidindo que era essa a área em que gostaria de se especializar.


2jovem que vendeu fruta na rua conquista pos doutorado em grande universidade Orgulho

Direitos autorais: reprodução UNAM.

Após concluir o ensino médio, ele foi motivado pelos colegas ao fazer o exame para a UNAM, e conseguiu passar com nota alta. Mesmo sem saber da dimensão de sua conquista, ele se alegrou verdadeiramente.

Ao chegar à universidade, ficou impressionado ao saber que o diploma era gratuito, e se alegrou com o laboratório de informática, que lhe permitia fazer todos os seus trabalhos.

A jornada da faculdade não foi fácil para o jovem. Ricardo disse que, por muitas vezes, não tinha dinheiro ou comida, mas que encontrou bons amigos no caminho, que o ajudaram.


O jovem estava motivado a fazer especializações no exterior, mas lhe diziam o tempo todo que era caro e difícil. Sem se deixar abalar e confiando em si mesmo, Ricardo continuou se dedicando, e os resultados vieram.

Algum tempo depois, ele recebeu uma das notícias mais incríveis de sua vida: foi aceito no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. Segundo ele, essa conquista foi fruto de muitos esforços e sacrifícios, não apenas dele, mas também de sua família, amigos e professores.

Segundo um artigo do Governo do México, Ricardo também conquistou uma bolsa na Academia Mexicana de Ciências (AMC). Lá, atuou como auxiliar de pesquisa em diversos projetos.

No MIT, segundo conta em seu blog pessoal, Ricardo conquistou o seu Ph.D. em Físico-Química e atualmente é pós-doutorando em Pesquisa no Departamento de Ciência e Engenharia Nuclear.


O jovem também venceu o Prêmio Nacional da Juventude de 2017, no México, na categoria Conquistas Acadêmicas.

No blog, ele também conta que, em seu tempo livre, viaja para o México e países, como Argentina, para contar a outros jovens sobre sua jornada e motivá-los a perseguir seus sonhos na ciência. Além disso, oferece dicas para outros jovens que desejam estudar no exterior.

3jovem que vendeu fruta na rua conquista pos doutorado em grande universidade Orgulho

Direitos autorais: reprodução/Ricardo Pablo Pedro Personal webpage.

Apesar de conquistar grandes coisas em sua trajetória, Ricardo permanece muito humilde. Na entrevista à Unam, ele disse que sua história é como a de milhares de outros mexicanos, que enfrentam batalhas todos os dias e fazem coisas incríveis com o pouco que têm, e que apenas deseja ser feliz.


Que grande história! Ricardo certamente é uma grande inspiração para todos nós! Desejamos que ele seja ainda mais vitorioso em sua jornada!

Compartilhe o texto em suas redes sociais!

Para pagar cirurgia no cérebro, menina de 7 anos vende limonada. Luta para sobreviver!

Artigo Anterior

Mulher desafia preconceitos sendo eletricista, encanadora e soldadora: “Me subestimam, mas eu continuo”

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.