Pessoas inspiradoras

Jovem se forma na faculdade e orgulha mãe com síndrome de Down que a criou!

capajovem se forma na faculdade e orgulha mae com Sindrome de Down que a criou

Que história incrível! A jovem foi criada com muito amor e determinação, e hoje pode orgulhar a mãe com essa grande conquista!



Izabel Rodríguez é uma mulher de 66 anos, com síndrome de Down, que vive em Morrinhos (GO). Sua história de vida é bastante interessante. Muito nova, já era conhecida pela família como uma pessoa que “vivia no mundo da lua”.

Ela demorou mais do que outras crianças para aprender a falar, sempre demonstrou dificuldades de compreensão e até hoje não consegue ler e escrever. Seus pais achavam que se tratava apenas de preguiça e até mesmo chegaram a tirá-la da escola, depois dos anos iniciais, segundo entrevista concedida à BBC.

Na vida adulta, ela manteve os mesmos padrões, mas foi só aos 35 anos, depois de já estar casada com José Ribeiro, primo em segundo grau, que descobriram que ela era portadora da doença. O fato foi revelado por médicos depois de Izabel fazer exames para entender por que não conseguia engravidar.


A infertilidade é uma das características da doença. Mas, apesar disso, Izabel conseguiu engravidar de uma criança perfeitamente saudável, o que lhe trouxe muita alegria, conforme explicou na entrevista. No entanto, seus desafios estavam apenas começando.

Desde o começo da gravidez, ela se deparou com muitos desafios, especialmente em relação à família, que sempre duvidou de sua capacidade de criar uma filha.

Alguns irmãos ajudaram Izabel nos primeiros momentos, e partiram depois de um mês, pois viram que ela já tinha aprendido todo o necessário, segundo a filha Cristinna, que hoje já é adulta.

2jovem se forma na faculdade e orgulha mae com Sindrome de Down que a criou

Direitos autorais: reprodução/Alex Duarte.


Izabel ficava o dia todo sozinha com a filha, pois o marido trabalhava, e foi uma mãe incrível, segundo Cristinna, que disse que a mãe foi sempre determinada, teve muita habilidade em criá-la e sempre se mostrou muito carinhosa também.

Cristinna ainda disse que não vê problema em ter uma mãe com síndrome de Down e que essa realidade nunca afetou a sua educação. Izabel diz que a filha era sua bonequinha, da qual sempre cuidou muito bem, e adorava sair com ela.

O resultado de toda essa educação foi realmente muito positivo.

Cristinna concluiu o curso superior em Administração, em 2019, mesmo sendo filha de pais sem estudo, e deu muito orgulho aos dois, que sempre deram o seu melhor para criá-la bem, superando preconceitos.


Ela, que tem três filhos, conta que Izabel a ajuda a cuidar das crianças, quando é preciso.

Cristinna disse que ouviu de um primo que ninguém na família acreditava que seus pais seriam capazes de cuidar dela, quanto mais que ela se formasse, então ela fez questão de dar esse grande orgulho a eles.

Que história bacana! Izabel é um grande exemplo de mãe, ela merece todas as alegrias do mundo. Cristinna, por sua vez, honrou os sacrifícios dos pais e lhes proporcionou o melhor presente que já receberam.

Que esse vínculo entre mãe e filha sempre se mantenha em sua família e que sejam sempre felizes e unidas!


Compartilhe esta história em suas redes sociais!

Jovem humilde passa em Medicina, pede ajuda pagar os custos e recebe 5 vezes mais do que esperava

Artigo Anterior

Moradora de rua se recusa a ir para abrigo para não abandonar seus cães. São sua prioridade!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.