Notícias

Por causa do fumo de narguilé, jovem contrai fungos e passa por cirurgia para retirar parte do pulmão

123 3

A jovem de 19 anos precisou passar por cirurgia após contrair fungos. Entenda!



O narguilé é bem popular entre jovens de todo o país. Seja dentro das casas, em praças, e até em tabacarias, é muito comum vermos rodas de amigos reunidos ao redor da peça, que tem tamanhos e customizações diversas.

Quando alertados sobre o perigo do fumo, muitos dos usuários do narguilé revelam que não oferece risco nenhum, mas existem alguns casos que acendem o alerta na população, como por exemplo o de uma jovem de Cuiabá.

Conforme contado em uma matéria do G1, Lívia Monteiro, de 19 anos, precisou passar por uma cirurgia de lobectomia e retirar parte do pulmão após contrair fungos durante o uso de narguilé. A jovem ainda foi submetida à transfusão, pois perdeu muito sangue no procedimento.

whatsapp image 2021 06 18 at 16.12.45

Direitos autorais: Lívia Monteiro/Arquivo pessoal


Lívia faz uso esporádico de narguilé desde os 16 anos, e contou que às vezes sentia enjoo e dor de cabeça.

No entanto, a primeira vez que se sentiu mal após o fumo do tabaco foi em abril deste ano. Ela sentiu falta de ar e febre e foi ao hospital, acreditando se tratar de Covid, mas os três testes que realizou deram negativo.

Ela só descobriu a infecção por fungos após a mãe levar os seus exames a um pneumologista, que diagnosticou aspergilose. A jovem fez um rápido tratamento, e logo já foi encaminhada para a cirurgia, que durou cerca de 6 horas.

whatsapp image 2021 06 18 at 15.26.35

Direitos autorais: Lívia Monteiro/Arquivo pessoal


Após passar 2 dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Lívia agora está em recuperação na enfermaria. Após passar por esse grande sufoco, a jovem resolveu fazer um alerta aos amigos através das redes sociais.

“Sejam cuidadosos e exijam sempre os devidos cuidados no uso do narguilé. Caso utilizem, tenham responsabilidade com você e com o próximo. Não desejo isso que estou passando a ninguém”, escreveu ela.

whatsapp image 2021 06 18 at 15.26.36

Direitos autorais: Lívia Monteiro/Arquivo pessoal

O tabaco usado no narguilé é feito pela fermentação com melaço, glicerina e essências de fruta. Apesar de muitas pessoas acharem que é menos prejudicial do que o cigarro, um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Instituto Nacional do Câncer (INCA), comprovou que inalar fumaça do narguilé por 20 a 60 minutos é o mesmo do que fumar 100 cigarros.


Não existe remédio capaz de amenizar a dor emocional

Artigo Anterior

Homem invade a casa da ex armado para tentar matar o atual, e é alvejado quatro vezes no rosto

Próximo artigo