Aos 39 anos, a jornalista Jullie Dutra alcançou um marco ao ser a primeira a ganhar o prêmio máximo no quadro “Quem quer ser um milionário?“, do “Domingão com Huck” na Globo. Recentemente, ela também avançou na primeira fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata.
Durante o programa, Jullie compartilhou que o prêmio recebido seria um impulso para perseguir seu sonho de longa data na carreira diplomática, que demanda grande dedicação e persistência.
Estou passando aqui para dizer que eu passei na primeira fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata junto com minha amiga Nefertite. Eu quero agradecer a todo mundo que torceu por mim, que apostou em mim, que me deu bolsa, o pessoal da Nabuco, o curso voltado para a carreira diplomática, que me deu bolsa 100% em todas as disciplinas, a todos os professores. Sou muito grata a todos vocês por isso. Sou muita grata à minha amiga Nefertite, que sempre estava comigo me auxiliando, tirando dúvidas… celebrou Jullie.
Apesar do sucesso inicial, Jullie explicou que ainda precisa enfrentar novas etapas.
Enfim, estou indo para a segunda fase, não é um resultado definitivo. Mas já me sinto realmente muito feliz e muito grata por tudo porque é muito desafiante para mim. Com os resultados do Quem quer ser um milionário?, eu virei palestrante, eu hoje abraço essa linha de dar palestras, eu cuido da minha filha, eu tenho a minha empresa de comunicação. Além disso, vez ou outra, aparecem coisas de publicidade para fazer… disse.
Enfim… Foi difícil, tem sido difícil, mas eu estou empenhada. No começo foi mais complicado, depois consegui otimizar melhor a minha agenda e os meus estudos. Estou indo para a segunda fase, a próxima fase já é no fim de semana e seja o que Deus quiser. Obrigada de coração! E mais uma vez: não importa se vou passar para a segunda fase. Obviamente, quero a aprovação. Mas já me sinto uma vitoriosa, porque entrar em um concurso com 8 mil e poucos inscritos e agora estar indo para a segunda fase com uns 300 [candidatos] talvez… Obrigada, pessoal, por tudo! agradeceu.
Ajuda valiosa no momento decisivo
Nefertite Amanajás foi a amiga que auxiliou Jullie na pergunta do milhão. A questão era: “Com apenas 17 anos, Pelé foi campeão mundial de futebol na Copa de 1958 sendo a camisa número?”
Nefertite afirmou que era 10, e Jullie escolheu a alternativa A, que indicava o número correto da camisa. As outras opções incluíam a B, que era 11, a C, número 17, e a D, 18.
Como ingressar na carreira diplomática
A carreira diplomática é uma profissão que consiste em representar o Brasil no exterior, negociar os interesses do país e oferecer assistência a brasileiros em consulados.
Para ingressar na carreira diplomática, é preciso ser aprovado em um concurso público promovido pelo Instituto Rio Branco (IRBr).
O candidato deve possuir ensino superior completo, ser brasileiro nato e ter pelo menos 18 anos. A seleção é composta por duas etapas, que incluem provas objetivas e escritas.