Comportamento

Juma e Jove: por que a história do casal se tornou cansativa?

Foto: Reprodução
capa site Juma e Jove por que historia do casal se tornou cansativa

A novela “Pantanal” chama a atenção do público desde o início de sua transmissão, mas a forma como as narrativas dos personagens principais se desenrola acaba provocando reações negativas.

No fim de março deste ano, o público teve o primeiro contato com a novela que viraria a queridinha do momento. “Pantanal” arrancou suspiros dos espectadores, que independentemente da idade, fizeram questão de marcar presença no horário nobre da televisão. O remake da produção de Benedito Ruy Barbosa, de 1990, recebeu críticas negativas e positivas, e principalmente comparações.

É inerente o fato de que uma obra refeita 32 anos depois, tendo como pano de fundo uma produção que não apenas foi sucesso na TV brasileira da época, como também marcou recordes de ibope para a Rede Manchete (em um período em que apenas a Globo conseguia o resultado). Sob direção de Bruno Luperi, neto de Ruy Barbosa, a atual versão do folhetim precisou se adaptar à nova realidade, mas muita coisa foi mantida no lugar.

Entre as principais críticas do público, a forma como os personagens Juma Marruá (Alanis Guillen) e Joventino (Jesuíta Barbosa) se desenrolaram na trama assume o topo. Muitos internautas fazem questão de afirmar que a história do casal mais shippado na TV nos últimos anos ficou cansativa, repetitiva e antiquada.

No Twitter, os usuários se dividem entre os que criticam a trama, a forma como a adaptação foi feita ou até mesmo as aspirações dos personagens. Um dos comentários que sempre aparece nas redes é de que o casal é tóxico, nunca dá espaço um para o outro, sente ciúme exagerado, não reconhece as vontades do outro e não sabe ceder para fazer o relacionamento funcionar.

2 Juma e Jove por que historia do casal se tornou cansativa

Direitos autorais: reprodução Twitter/ @ThaianeGabriela

Outro ponto abordado nas redes faz menção às aspirações de Juma, uma personagem que iniciou a trama se mostrando forte, independente e autônoma, mas que foi sendo praticamente “domesticada” por Jove, sem saber ao certo o que fazer na ausência do companheiro. Essa completa apatia da história da protagonista tem incomodado o público, que esperava mais do que apenas sexo e gravidez como consequência.

3 Juma e Jove por que historia do casal se tornou cansativa

Direitos autorais: reprodução Twitter/ @wtfdlnl

Tapera ou fazenda?

O público também demonstra muita insatisfação com a eterna discussão de morar ou não na tapera, incomodando-se com o fato de que os dois não agregam mais quase nada à trama. Morar na fazenda do pai do amado, continuar onde estão, esse tipo de debate, de acordo com muitos internautas, além de cansativo, apenas faz com que o “ranço” dos dois aumente.

4 Juma e Jove por que historia do casal se tornou cansativa

Direitos autorais: reprodução Twitter/ @luaemliteratura

As questões com o local onde vão morar fazem com que muitos torçam para que os dois apareçam menos na exibição do dia ou cedam mais espaço para outros personagens com dramaticidade e complexidade maiores. Muitos afirmam que não sentiriam falta se os dois fossem removidos completamente da história.

Relacionamento

Juma passou a viver em um mundo onde existe apenas Jove, e isso mostra um potencial, apontado pelos seguidores, como problemático. A menina do interior, que não teve experiência em outras relações amorosas, acaba caindo na armadilha de que aquele é o príncipe encantado. Conforme os internautas, tudo precisa ser modificado para que a história tenha um fim aceitável.

5 Juma e Jove por que historia do casal se tornou cansativa

Direitos autorais: reprodução Twitter/ @tamiressteixeir

A menina onça não apenas poderia seguir autônoma, como deveria ter outras aspirações, já que passa o dia inteiro dentro da tapera. Outro ponto muito abordado pelo público é o de que Juma seguiu os passos da personagem de 32 anos atrás, mantendo relações sexuais com o amado apenas para procriação. Para os usuários, o roteiro poderia ter sido modernizado, com uma mulher buscando atingir o prazer pessoal.