4min. de leitura

Kaizen: o princípio japonês para superar a preguiça!

No mundo de hoje, parece que temos respostas para tudo, basta um simples clique. No entanto, existem questões mais profundas com as quais parecemos não saber lidar, e as sabedorias antigas de diferentes culturas podem nos ajudar a seguir um caminho saudável para nossas vidas. A preguiça é uma dessas questões.


Para nos ajudar a superar esse mal que atrasa nossas vidas, podemos contar com o princípio japonês kaizen. Kaizen (kai = mudança, zen = sabedoria) é o comprometimento de realizar uma tarefa por um minuto inteiro, no mesmo minuto, todos os dias.

É um princípio interessante, pois como se trata apenas de um minuto diário, não compromete o nosso tempo, e após esse minuto, podemos seguir nossas vidas e fazer o que desejarmos.

Se você deseja seguir o princípio Kaizen em sua vida, confira dicas de pessoas que já adotaram essa prática de vida e o que elas têm a dizer sobre sua experiência:

1. Defina o seu minuto em seu tempo livre.

Pode parecer uma dica óbvia, mas nunca é demais lembrar. Quando agendamos o nosso minuto no meio da loucura da rotina, podem aparecer mais coisas para fazer e acabamos nos esquecendo ou deixando de lado o nosso minuto kaizen. Por isso, é mais fácil escalar seu minuto em um momento tranquilo, como antes de dormir, pois você já estará em casa e livre de interrupções.



2. Se você se sentir ansioso ou desmotivado, lembre-se que a prática leva apenas um minuto.

É algo simples e prático, mas que gera resultados impressionantes.


3. Para um benefício maior, defina objetivos que podem ser desenvolvidos um pouco a cada dia.

Por exemplo, você pode escolher organizar seu quarto, e a cada dia faz uma pequena mudança. Dessa maneira, a cada minuto de cada dia você verá um avanço ficará motivado a continuar.



4. Não desista. A prática deve ser realizada corretamente, apenas um minuto por dia.

Isso pode ocasionar algumas frustrações. Por exemplo, o temporizador pode despertar quando você estiver quase no fim de uma tarefa e você tem que parar, então fica frustrado. Mas pense no orgulho de cada missão concluída e não desista de seu minuto kaizen.

A prática kaizen nos ajuda a eliminar a desordem de nossas vidas, um pouco de cada vez. Isso é essencial para promover um senso de bem-estar, realização e orgulho, tão importantes para nossa qualidade de vida. Você pode começar com o um minuto e, por vezes, estender esse tempo um pouco mais para concluir algo em especial, como uma mudança de móveis. O objetivo dessa prática é estimular a construção da confiança e a realização das suas tarefas diárias, com motivação.

Não importa se o seu objetivo for aprender um idioma ou melhorar suas habilidades na cozinha, o kaizen pode aliviar a pressão e medo de uma nova tarefa, incentivando as etapas, o que promove o interesse e alegria em novos conhecimentos.

Dê uma chance a essa incrível prática e veja os benefícios em sua vida!





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.