Pessoas inspiradoras

Kim Kardashian conseguiu reduzir a sentença de um século do caminhoneiro para 10 anos

capa site Kim Kardashian conseguiu reduzir a sentenca de um seculo do caminhoneiro para 10 anos

Nas redes sociais e publicamente, muitas pessoas famosas e anônimas se juntaram em um pedido maciço por clemência a Rogel Aguilera-Mederos, que recebeu sentença de 101 anos.

Um grave acidente ocorreu em 2019, quando Rogel Lázaro Aguilera-Mederos, com 23 anos, colidiu o caminhão que dirigia com vários carros parados na rodovia Interestadual 70, a oeste de Denver (EUA). Sem nenhum antecedente criminal ou influência de álcool ou drogas, o jovem cubano acabou sendo sentenciado a uma das penas mais polêmicas dos Estados Unidos.

Os próprios investigadores do Departamento de Polícia de Lakewood, de acordo com reportagem da BBC, alegam que o rapaz não estava sob influência de nenhum tipo de entorpecente. A defesa alegou, durante o julgamento, no ano passado, que houve falha nos freios do caminhão e que o rapaz não utilizou a rampa de escape, o que evitaria a tragédia.

Assim que proferiu a sentença, o juiz Bruce Jones fez questão de informar que Rogel tinha tomado “decisões terríveis e imprudentes”, mas sem a “intenção de causar danos”. Mesmo assim, a lei estadual exige que algumas penas que o jovem caminhoneiro recebeu sejam de no mínimo 10 anos, além de serem cumpridas consecutivamente, ao invés de simultaneamente.

Dessa forma, o acidente que matou quatro pessoas e feriu outras acabou fazendo com que o jovem cubano recebesse uma pena de 110 anos, o que significava passar o resto da vida atrás das grades. O caso abriu intenso debate nos Estados Unidos, que culminou em uma petição virtual assinada por mais de 4,6 milhões de pessoas, pedindo ao governador do Colorado, Jared Polis, que concedesse ao cubano uma comutação de pena ou mesmo uma prorrogação.

No dia 30 de dezembro do ano passado, Jared Polis, em uma carta dirigida a Rogel Aguilera-Mederos, disse que tinha tomado conhecimento da “incomumente alta e injusta sentença de seu caso” e que ia comutar sua pena a dez anos, permitindo que no dia 30 de dezembro de 2026 possa lhe aplicar a liberdade condicional. A sentença de mais de um século de prisão do jovem cubano foi reduzida para 10 anos, e o pedido em massa por clemência foi um dos diferenciais.

Além de vários artistas, como o colombiano JBalbin e o boxeador cubano Yordenis Ugás, a estrela Kim Kardashian, que está se preparando para virar advogada, também entrou na onda de clamor público. A artista reforçou que ele tem um registro de trânsito limpo e nada consta em sua ficha criminal, enviando o pedido ao governador do Colorado e ao poder judicial.

Jared Polis ainda escreveu na carta que Rogel merecia clemência por inúmeras razões, e mesmo que não estivesse livre da culpa, sua pena era completamente desproporcional, principalmente quando comparada com as de outras pessoas que cometeram crimes violentos, premeditados ou intencionais.

Assim que tomou conhecimento da carta do governador, Kim Kardashian usou suas redes sociais para agradecer a ele por suas ações no caso, que se tornou foco nacional. Ela ainda disse que, mesmo com uma sentença de 10 anos, ele ao menos tem a oportunidade de voltar para casa em cinco anos, ao convívio da esposa e do filho.

2 Kim Kardashian conseguiu reduzir a sentenca de um seculo do caminhoneiro para 10 anos

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @kimkardashian

A artista pediu diversas reformas no sistema prisional publicamente, e aproveitou o ensejo para reforçar que o caso de Rogel mostra que os “mínimos obrigatórios” não funcionavam e precisavam ser abolidos. Ela ainda agradeceu ao governador por demonstrar empatia e liderança em um caso tão emblemático.

3 Kim Kardashian conseguiu reduzir a sentenca de um seculo do caminhoneiro para 10 anos

Direitos autorais: reprodução/ Polícia do Colorado

Kardashian também compartilhou uma cópia da ordem executiva oficial, em que um trecho dizia ser extremamente urgente remediar a sentença injusta do jovem cubano em busca de tentar restaurar a confiança na uniformidade e na justiça do sistema criminal. Rogel terá direito à liberdade condicional a partir de 30 de dezembro de 2026, em decorrência da pena comutada.

Homem descobre que criança usa a garagem dele para andar de bicicleta, transforma o espaço e viraliza

Artigo Anterior

Reynaldo Gianecchini assume barba e fios grisalhos, e choca fãs: “Que homem!”

Próximo artigo