publicidade

Cartunista Laerte é internada em UTI após diagnóstico de covid-19

Segundo um dos filhos da artista, o quadro não é grave, mas requer cuidados em dobro para que a situação não piore.



A cartunista Laerte Coutinho, de 69 anos, foi internada no dia 25, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, para tratar-se contra infecção da covid-19. A informação foi passada pelo filho, o quadrinista Rafael Coutinho, nas redes sociais.

No texto publicado no dia 26, em seu Instagram pessoal, Rafael Coutinho explicou que Laerte estava internada no InCor desde o dia 21, mas que no dia 25 teve de ser transferida para a UTI por piora no estado de saúde por complicações da covid.

O filho de Laerte explica que o quadro ainda não é grave, mas que requer cuidados rigorosos.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@rafacoutinho80.

Rafael Coutinho escreveu em nome de toda a família e explicou que Laerte está sendo supervisionada pelo Dr. Ubiratan Paula Silva, desde a semana passada, mas o quadro da artista foi piorando aos poucos.


De acordo com o filho, ela deve permanecer na UTI por pelo menos uma semana, e todos estão acompanhando diariamente sua evolução, torcendo para que ela melhore o mais rapidamente possível.

O filho da cartunista ainda agradeceu o carinho de todos, mas pediu que não mandassem mensagens pessoais para a família nem para Laerte.

Segundo ele, esse seria o momento de seu pai descansar, não forçar a respiração para que possa melhorar o mais brevemente possível. Além disso, explicou que a família está passando por um momento complexo e pediu também que os amigos jornalistas não ficassem entrando em contato pois, assim que tivessem alguma informação, eles a passariam.


Laerte Coutinho é uma das principais e mais relevantes cartunistas no Brasil e da América Latina, com tirinhas que abordam desde o cenário político-econômico do país até a identidade de gênero. A artista tem um trabalho consistente e muito reverenciado.

A notícia de que teria contraído covid-19 foi dada por ela mesma, em seu perfil no Twitter, no dia 22. Na publicação, ela explicou que estava sendo bem cuidada e que acreditava que a evolução do seu quadro era satisfatória. Também agradeceu a todos pelo carinho e preocupação, e fez um apelo para que usem máscara, lavem as mãos e mantenham o máximo possível o isolamento.

Direitos autorais: reprodução Twitter/@LaerteCoutinho1.

A cartunista atua na área desde a década de 1970 e já publicou suas criações em nomes como Balão e O Pasquim. Além disso, ela colaborou em veículos como Folha de S. Paulo, IstoÉ, Veja e O Estado de S. Paulo.

Uma referência para a comunidade LGBT, Laerte também já participou de um curta-metragem chamado “Vestido de Laerte” e do documentário “Laerte-se”, produzido em 2017.

Vencedora de mais de dez prêmios nas categorias cartum, quadrinhos, roteiros e tiras, Laerte mantém um site onde publica com frequência suas tiras.

Esperamos que a cartunista se recupere logo!

O que achou desse texto?

Compartilhe com seus amigos para que eles também vejam!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.