9min. de leitura

Leia este texto sempre que você sentir que os pensamentos negativos estão dominando a sua vida

Todos nós temos dias em que parece que os pensamentos negativos dominam toda a nossa vida.


Por mais que nos esforcemos, não conseguimos colocar as coisas em perspectiva, enxergar os lados positivos de cada situação, nem mesmo perceber quanta força existe dentro de nós mesmos.

Nesses dias, absolutamente tudo vira um motivo para nos sentirmos insatisfeitos com a forma como as coisas estão e também incapazes de mudar qualquer coisa que não nos agrade. Pode ser muito difícil manter a cabeça erguida e seguir em frente com as poucas forças que nos parecem restar.

Sentimos uma grande vontade de estar sozinhos, sem conversar com quem quer que seja, queremos apenas refletir sobre as nossas vidas e encontrar disposição para encarar o outro dia com uma postura melhor.


Se você está passando por um dia como este, saiba que as coisas não precisam ser assim para sempre.

Abaixo estão algumas coisas sobre as quais você pode refletir, para encontrar apoio,  motivação e se libertar dessas energias ruins, despertando para um lado mais positivo da sua vida.

1. A vida tem fases difíceis para todos nós, até mesmo os famosos e as pessoas que parecem ter tudo enfrentam os mesmos problemas que nós: solidão, tristeza, desesperança; a diferença está apenas na forma como reagimos a esses momentos. Enquanto alguns demonstram seus sentimentos, outros preferem esconder.


No entanto, só porque alguns momentos são difíceis, não significa que as coisas não podem melhorar e a vida não pode ser bonita. Até mesmo na dor podemos ser felizes e sorrir, se conseguirmos enxergar as coisas por uma outra perspectiva, como uma fase necessária para que possamos alcançar o nosso objetivo.


2. Em algum momento, todos nós precisamos nos desapegar de outras pessoas, especialmente aquelas que mais amamos, como amigos, parceiros românticos e outros familiares. Nesses momentos a dor é muito grande e sentimos que nunca mais conseguiremos ser felizes da mesma maneira.

Nesses momentos, precisamos compreender que nem todas as pessoas estão destinadas a estar em nossas vidas. Algumas partirão porque seu tempo na terra acabou,  outras porque seu tempo em nossas vidas chegou ao fim. Cada um vem para nos ensinar lições e contribuir para a nossa evolução de alguma forma e no momento certo partirá. Quando aprendemos a aceitar essa realidade, somos capazes de usar essa dor como impulso ao crescimento e sabedoria, e deixamos de sofrer por aqueles que estão apenas cumprindo a sua missão.


3. O passado é algo que nunca poderemos mudar. Não podemos nos desfazer de escolhas erradas ou deixar de conhecer determinadas pessoas. O que aconteceu, aconteceu e nunca poderá ser alterado por mais que desejemos.

Entretanto, isso não significa que não podemos fazer mudanças em nosso presente. Nós não somos limitados de maneira alguma pelo que aconteceu em nossas vidas ontem. Nossas falhas e imperfeições não definem as nossas vidas e podemos mudar a realidade sempre que desejarmos, através de novas formas de pensar e novas escolhas. Quando mudamos o nosso interior, mudamos também tudo o que está à nossa volta.


4. Ficar preso a suposições e especulações é uma das piores coisas que podemos fazer para nós mesmos. Esse “jogo da mente” acontece quando nos questionamos o porquê das pessoas agirem de determinadas maneiras e pouco a pouco nos deixa presos a coisas que nem mesmo sabemos se são reais.

Ao invés de se perguntar o porquê de cada coisa, converse com as pessoas, resolva problemas com diálogo. Essa é a melhor maneira de deixar a sua mente livre de preocupações e suposições. Evite confusões desnecessários.


5. Só porque a sua vida já foi muito feliz e bem-sucedida não significa que agora você tem que se contentar com menos. A vida está em constante movimento e você pode recuperar de volta todas as coisas boas que teve ontem.

Não se acostume a uma realidade que não o faz feliz, seja na área emocional ou profissional. Não desista de buscar um futuro que o anime, apenas por que você não é mais tão rico ou bem-sucedido como antes. Você sempre pode conquistar tudo o que realmente deseja.


6. Até mesmo nos dias mais difíceis de sua vida, seja grato. Não importa o quanto as coisas deem errado para você, sempre existem muitas que dão certo e muitos motivos para agradecer.

Seja grato por você ter acordado hoje, por ter uma casa para chegar ao final do dia, por ter alimento na mesa e por  sua saúde. Agradeça por ter pessoas que o amam ao seu lado e por ter superado todos os dias difíceis que teve até hoje. A gratidão é sempre uma ótima maneira de se libertar dos pensamentos negativos em sua mente.


7. As coisas boas na vida levam tempo. Raramente acontecem no nosso tempo, e muitas vezes chegam quando estamos muito perto de desistir. Portanto, se você tem um grande objetivo na vida e está lutando por ele, não se permita ser vencido.

Só porque você não conseguiu das primeiras vezes, não significa que é incapaz ou que nunca conseguirá ter aquilo que deseja. Tenha paciência e seja resiliente, essas são as duas principais regras da vida para conquistar o seu objetivo. Tudo tem seu tempo.


8. Se não houvesse a noite, nunca seríamos capazes de admirar as estrelas no céu. Os dias mais escuros fazem parte das vidas de todos nós, mas é através deles que conseguimos enxergar tudo aquilo que nos traz luz e que deve permanecer ao nosso lado.

Esses momentos de escuridão podem nos causar dor, mas com certeza também nos fortalecem. Muitas vezes precisamos passar por fases como essa para podermos chegar onde devemos estar. Portanto, não tenha medo dos seus dias mais escuros, porque o sol sempre nascerá novamente e ainda mais brilhante.


9. As pessoas com as quais passamos o nosso tempo influenciam diretamente em nossas vidas, muito mais do que podemos imaginar, portanto devemos estar sempre atentos às companhia que escolhemos ter.

Se você vive perto de pessoas positivas, estará sempre cercado de boas energias e seguirá a sua vida com muito mais confiança. Agora, se optar passar o seu tempo com pessoas tóxicas, mentirosas e manipuladoras, perceberá que cada vez mais as coisas ficarão difíceis e tudo aquilo pelo que você lutou será tirado de sua vida. Não permita que companhias ruins o deixem infeliz. Afaste-se de todos aqueles que não lhe fazem bem.


10. Para que a vida comece a ser exatamente como você deseja, é preciso que adote os pensamentos e comportamentos necessários. Você precisar mudar a sua mentalidade e a sua maneira de encarar tudo o que lhe acontece.

Comece a ser mais como as pessoas que você admira e busque estar sempre alinhado aos seus valores e princípios. Quanto mais você se aproximar de quem realmente deseja ser, mais a sua vida se moldará àquilo que deseja.

Esperamos que essas reflexões o ajudem a recuperar o pensamento positivo e o livrem do peso de ser governado por energias negativas.

Compartilhe o texto com seus amigos que precisam ler essas palavras!


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa: Aricka Lewis/Unsplash.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.