ColunistasDesenvolvimento Pessoal

Ler essa história milenar me tornou inabalável!

Quando eu era adolescente, meu pai me contou uma história que mudou minha vida para sempre.



Ouvir isso tão nova me fez criar uma abordagem única quanto tudo o que acontecia na minha vida. A partir daquele momento, eu passei a seguir uma trajetória totalmente diferente das pessoas da minha idade. Completamente resiliente, desenvolvi um comportamento que até hoje me diferencia, além de fazer com que  todo mundo que me conhece queira descobrir de onde vem essa atitude magnética.

O objetivo desse primeiro parágrafo não é me gabar, mas fazer você perceber as coisas incríveis que são desencadeadas em sua vida, depois de entender a moral que essa fábula milenar carrega. Perspectiva focada no futuro, sabedoria para tomar decisões em momentos de crise e a certeza de que todas as coisas estão trabalhando para o seu bem.

O motivo de eu estar compartilhando isso é porque tenho um desejo genuíno de que você viva a melhor versão da sua vida! Então, ao entender e aplicar as lições dentro desse conto, prepare-se para viver uma vida extraordinária!


O conto do rei e sua coroa

“Há muito, muito tempo atrás existia um rei que era extremamente bondoso para o seu povo. Ele era gentil, justo e honesto. Mas a idade foi chegando e com ela diversas complicações na sua saúde. Por causa da medicina precária da época, ele morreu antes que sua família tivesse tempo de se preparar para sua partida.

Seu único filho homem precisou assumir o trono, quando ainda era muito novo. Mesmo com pouca idade, o jovem aprendeu a ser íntegro, ao ver a maneira como seu pai governava. Mas ele temia o que os altos e baixos da vida no reinado poderiam causar. Por isso, chamou o conselheiro mais sábio do reino e fez um pedido: “Peça ao ourives que grave uma frase na minha coroa, para que eu possa olhar para ela e saber o que fazer nos momentos de festa e nos momentos de guerra”. O sábio já sabia exatamente a lição que o jovem governante precisaria aprender para se manter estável em todas as situações, por isso aceitou a solicitação com um sorriso.

No dia da coroação, o jovem estava ansioso para descobrir o que o sábio havia escrito e, assim que a coroa chegou diante dos seus olhos, ele leu nas letras gravadas no ouro: “Isso também vai passar”.


O reinado durou por mais de oito décadas, todas elas cheias de lutas e conquistas. Nos momentos de batalha e incerteza política, ele olhava para sua coroa e lembrava a si mesmo “Isso também vai passar”, então, tomava decisões com sabedoria, sem ansiedade ou medo. Nos momentos de comemoração e vitórias, ele olhava para sua coroa e lembrava a si mesmo “Isso também vai passar”, então, aproveitava o momento com os pés no chão, não se deixando levar pelo poder ou glória.

Até hoje, seu reinado é falado nos quatro cantos do mundo, nunca se viu um governante tão sábio e centrado. Tudo isso foi possível a partir da certeza de que tudo nessa vida é passageiro, não há motivo para se desesperar com nada.”


Resiliência para vida


O que aprendemos com essa história? Tudo passa. Mesmo.

Não importa o quão difícil seja o dia ou momento que você está vivendo ele, inevitavelmente, vai passar. Sabendo disso, não existe motivo para se desesperar ou achar que o mundo vai acabar, agindo como se tudo fosse para sempre. Não será.

Costumo dizer que “um dia ruim não significa uma vida ruim” e a partir do momento onde entendemos e aceitamos o eterno estado passageiro de tudo nessa jornada, nós nos abrimos para uma perspectiva muito mais madura e serena das circunstâncias. Passamos a pensar dentro de um lugar de serenidade e certeza de dias melhores, não desespero e escassez.

Isso faz com que tudo seja mais leve. Não negamos a realidade, mas entendemos que ela não é imutável. Existe um tempo determinado para todas as coisas, ou seja, se hoje é tempo de choro… Inevitavelmente o tempo de riso virá. Simples.



O poder das afirmações

Quando estou completamente imersa na minha dor, sem conseguir respirar o suficiente para enxergar um passo à frente, eu simplesmente fecho os olhos e começo a me lembrar: Isso também vai passar.

Repito diversas vezes, sempre que ameaço perder minhas esperanças. Se for preciso, respiro fundo e falo como um mantra, até que minha perspectiva seja alinhada com a realidade de que toda dor é por enquanto!



Tudo nessa vida passa

Não perca a sua paz acreditando na mentira de que as coisas sempre serão como são hoje. O maior agente de mudança na sua vida é você mesmo, então, prender-se nessa crença limitante vai fazer com que uma autossabotagem constante aconteça ao seu redor.

Mesmo se não conseguir enxergar uma saída hoje, faça o teste de respirar fundo e repetir para si mesmo: Isso também vai passar.


Você nasceu para dar certo. Isso sim é imutável.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: pootsonnaja / 123RF Imagens


Os 6 passos para aumentar e confiar na sua intuição:

Artigo Anterior

Alguns “eu te amo” podem sair não só da boca para fora, mas também do ego para fora.

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.