11min. de leitura

Lições de um ano que se foi…

Essas foram que eu aprendi no ano que se foi…

É normal fazer uma lista de metas para o ano que chega, mas esse ano eu quero que tudo seja diferente, e para isso é preciso fazer diferente. E para começar, ao invés de uma lista para 2018, eu resolvi fazer uma lista com tudo que aprendi em 2017, para lembrar que por mais profunda que a ferida possa parecer, um dia cicatriza. E tudo passa nessa vida, tudo mesmo; seja belo ou seja triste, um dia vai passar.



Sim! Você às vezes você se perde

E não é pior por isso que você é burro, sem rumo ou preguiçoso. Por incrível que pareça eu me vi com uma vida nas mãos e sem saber o que fazer dela, e nisso fui apenas empurrando um dia após ao outro. Eu me julguei por muito tempo, porque eu achava que era minha obrigação saber o que fazer, até que eu pedi ajuda, porque eu simplesmente não sabia.


E vai ficar sem saber o que fazer

E que atire a primeira pedra aquele que diz saber exatamente para onde ir em todos os momentos, aquele que vai falar que seus planos sempre dão certo, e que tem a vida milimetricamente programada. Ok! Ter a vida milimetricamente programada eu também tenho, mas dizer que ela sai exatamente como esperei é outra coisa. Na maioria das vezes não sai, tenha sempre um plano B.


E você vai ter medo

Às vezes, você vai ter medo, muito medo, por vezes de coisas que ontem pareciam bobas, de coisas novas, possíveis e impossíveis, previsíveis ou não. E isso não é anormal, o medo é estratégia de defesa criada, nada mais, nada menos que por nossa mente. E medo é um ciclo vicioso, quanto mais você pensa no medo, mais medo você o tem e, consequentemente, mais ansiedade, muitas vezes levando-o a fugas sociais e estagnação. Estagnação: palavra de alerta! O medo é normal, o que não pode acontecer é esse medo impedi-lo de ir em frente, de arriscar, paralisá-lo. Nessa hora, tem alguma coisa errada com todo esse medo.



Fale! Mas com a pessoa certa

Fale o que sente, você pode sentir pela metade. Eu juro que eu mal gostava de me apresentar, o que direi sobre falar o que sinto; mas, depois de um ano de luta contra o TAG (Transtorno de ansiedade generalizado), eu aprendi a falar um pouco mais dessa confusão aqui dentro, e isso me fez entender que existe um abismo enorme entre resmungar e desabafar. Só saiba escolher bem a pessoa, ou você pode terminar pior do que começou. Um aviso: são poucas as pessoas empáticas nesse mundo.


Tempo é preciso

Quando você entende que tem algo errado, seja o que for, peça ajuda. A partir desse momento, cada minuto faz uma diferença enorme.


Você não precisa amar para ser feliz, mas precisa ter amor

Se você tem o sonho de encontrar a alma gêmea, ou tem síndrome do Príncipe encantado, acha que alguém vai chegar e mudar sua vida, ou que você precisa de alguém, então precisamos conversar um pouco mais. Algumas verdades: ninguém nasce com a missão de completar ninguém. Se você quer realmente encontrar uma pessoa, você não tem que ser metade e sim inteiro, a fim de que ela o transborde. Imagine que fardo pesado ser responsável integralmente pela felicidade de uma pessoa.


Já ouviu aquela frase do grande pensador anônimo: Corra por você ou chegará em último lugar?  Você não precisa de ninguém para ser feliz e completo. Dê uma guinada na sua vida, mude a direção, o único que pode fazer isso por você, é você mesmo. Sim, acredite, sua felicidade ou infelicidade são frutos das suas escolhas, e como não somos obrigados a nada, não plante laranjas querendo colher uvas. Você não precisa estar amando alguém para ser feliz, namorando, casada, mas é imprescindível ter amor e respeito, por você pelo outro.  Já ouviu dizer que respeito é a base de qualquer relação? E então, com mais amor e respeito tudo flui de uma maneira que até você ficará impressionado. Amor chama amor.


Não conte com ninguém além de você

Não estou sendo radical, mas tem certas coisas que só nós mesmos podemos fazer por nós. Pense: você afundando em uma poça de lama, e tem alguém querendo puxá-lo. Ela pode até conseguir, mas para isso você precisa se impulsionar, fazer corpo mole só aumenta a dificuldade, e por mais que queiram ajudar, fica cada vez mais difícil. Além de ser uma ótima estratégia de defesa, porque na hora que você mais precisa, pode simplesmente não aparecer ninguém, ou quem sabe apareça quem você menos se espera, assim você saberá ser grato (esse é outro tópico muito importante, vamos falar adiante). Pensar assim o ajuda a depender menos das pessoas, criar menos expectativas, assim diminuindo as decepções.


Pense bem em quem você chama de amigo!

Pense que quando você ouve a palavra amigo, você passa a “contar” com aquela pessoa. E quando você fala amigo, essa pessoa passa a “contar” com você. Assim como você odeia falsas expectativas, não crie falsas expectativas. As pessoas não estão nesse mundo para que seja feita a minha ou a sua vontade apenas. Outra frase que faz muito estrago é:  eu te amo. Não tenha pressa. Fale quando sentir, mas fale a verdade.


Algumas pessoas mudam, e outras simplesmente se vão

Algumas pessoas mudam, às vezes, para melhor; outras, nem tanto. Nesse mudar, muitas vezes, perdemos o encaixe na vida da pessoa, você não cabe mais, não tem mais espaço. O telefonema de sexta a noite vira simples costume. Simplesmente, aceite. Forçar a barra pode machucar mais. É claro que tudo tem um jeitinho, mas ambos precisam querer.  Outras pessoas, simplesmente se vão. Mesmo que você as queira muito em sua vida, e eu sei que você já fez de tudo, mas algumas pessoas realmente se vão. Segurar vai machucar mais, aliás, tudo a força dói, amor é para ser natural.


Não era amor, era utilidade

Algumas pessoas dizem amar, enquanto, na verdade, você só é útil a elas, seja de forma emocional, financeira, material. Ninguém veio a esse mundo para ser estepe. Quando se está por baixo, sem nada ou ninguém, a pessoa sabe onde encontrá-lo, mas quando tem opções, ela se lembra? Quando a roda gira, lembra? Ela entende, sem você falar, que você não está bem? Ela liga para isso ou tanto faz?

Para que viver assim? Você ser apenas um peso que fica por ali, para, quem sabe, um dia…

Você merece alguém que realmente se importe!


Quem dá tempo é relógio

A vida é aqui, o amor é aqui. Não me ama agora? O amanhã é incerto demais e a vida é curta. Siga em frente.


Água salgada descarrega

Quem nunca ouviu falar isso. As águas salgadas têm o poder de curar, o mar descarrega o corpo, a lágrima descarrega a alma. Então, apenas chore! Pode aliviar.


Quando não souber o que fazer: pare

Os piores erros da minha vida foram na impulsividade, portanto quando não souber para onde ir, o que fazer, pare e pense. Se precisar, repense. Em certas decisões não se pode voltar atrás.


Perdoe e peça perdão

Julgar não cabe a você, perdoe. Às vezes, demora, eu entendo, mas faça um esforço. Lembrando que perdoar e trazer de volta para sua vida são coisas independentes. E melhor que o perdão, só pedir perdão.


Algumas feridas nunca cicatrizam

Algumas feridas doem para sempre, mas não sempre. Então, aprenda a viver com elas, ora vai doer, sangrar, mas depois vai aliviar. Dor não é o pior dos sentimentos, uma vez que ensina. O que machuca na dor é que o portador e receptor do sentimento somos nós, ela é direcionada para dentro de nós, a dificuldade em saber conviver aceitando que uma hora ou outra vai doer. Afinal, não há quem não apreenda com uma lágrima.


Por último, mas não menos importante: tenha fé!

Fé é tudo que nasce quando temos certeza que não existe mais nenhuma chance, fé é a luz que brilha na escuridão, que não o deixa cair. Fé é tudo que nos move a sermos fortes. Não olhe o saldo negativo.  Se olhar bem, mesmo do negativo, algo de bom aconteceu esse ano: ocê aprendeu, mesmo que com lágrimas, seja grato a tudo.
Desejo que você tenha um ótimo 2018!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: petrunina / 123RF Imagens

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.