3min. de leitura

Lista de desejos: o que queremos é uma manifestação do ego, o que precisamos é uma necessidade da nossa essência

A minha paixão por organização chega até minha vida sentimental. E pode causar polêmica! Eu explico.

Há algum tempo, conversando com um amigo sobre relacionamentos, eu comentei que mantinha uma lista (bem completa, diga-se de passagem) das características que eu gostaria que um futuro parceiro tivesse. Meu amigo, indignado, argumentou que isso era inadmissível, onde já se viu, tratar pessoas como se fossem um produto, tirar a espontaneidade das relações, definir critérios de aprovação, etc, etc.


Em minha defesa, eu argumentei que me conhecia muito bem, que já tinha alguma experiência de vida e sabia exatamente do que eu precisava para ser feliz.

Nós dois estávamos certos e errados ao mesmo tempo: ele estava certo em estar totalmente aberto para acolher a experiência que a vida trouxesse. E ele estava errado em ignorar o autoconhecimento (a não ser que ele não tivesse) e as vivências já experimentadas, aquelas, que nos ensinam, nos amadurecem e nos fazem entender quem somos.

De minha parte, acertei em me aprofundar e confiar em meu autoconhecimento, entender minhas limitações, conhecer um pouco melhor minhas luzes e as minhas sombras.

Errei totalmente ao acreditar que tinha controle sobre os acontecimentos da vida e que os encontros e relacionamentos podem ser planejados e organizados somente pela força da minha vontade.


Como eu tenho por princípio aprender com absolutamente tudo que a vida coloca em minha caminhada, desta experiência cheguei à conclusão de que é muito importante eu saber quem eu sou e o que eu quero e que, mais importante ainda, é ser surpreendida pela vida e, quem sabe, acabar recebendo não o que eu queria, mas exatamente o que eu precisava, e que eu nem tinha muita clareza sobre isso.

Para reflexão: o que queremos (o nosso desejo) é uma manifestação do ego, o que precisamos, é uma necessidade da nossa essência!

Curiosidade: você também tem uma lista de desejos em relação a um parceiro(a)? Conta para mim nos comentários!



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: rawpixel/123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.