publicidade

Livre-se do lixo que está em sua mente!

Livre-se do lixo. O que isso quer dizer?

Se você observar, o tempo todo, nossa mente está repleta de pensamentos. São lembranças, questionamentos, diálogos… ela não para.



A gente cresce acreditando — e aceitando — que isso é natural. E assim, não fazemos nada a respeito. Mas eu lhe digo: isso é muito ruim e pode comprometer a saúde não só emocional, mas também física.

É por isso que eu iniciei esse texto pedindo a você para se livrar do lixo que tem na sua mente. Mas fique tranquilo, pois eu sei que isso não é tão simples assim.

É por este motivo que estou aqui, para conversarmos sobre o que é esse tal lixo mental e como a gente pode se livrar dele.


Ficou interessado, não é? Então, continue comigo!

O que é o lixo mental?

Você já ouviu aquele dito popular que fala que tudo que é demais faz mal? Pois é. Pensamento demais na mente faz com que ela se torne poluída.

Quando eu me deparei pela primeira vez com esse “pedido” — para eu me livrar do lixo —, pensei: “não me lembro de em algum momento a minha mente não ser assim, cheia de movimento“.


Quando eu cheguei a essa conclusão vi que minha situação era grave. Eu sequer sabia o que era uma mente sem todo esse lixo.

Isso quer dizer que somos habituados a acumular coisas o tempo todo. E assim é com nossa mente. Acordamos e lá estão todas aquelas vozes. Vamos deitar e, depois de um dia inteiro escutando-as, adormecemos na mesma sinfonia.

Em que momento das nossas existências nos fizeram acreditar que isso é normal?

Pois eu lhe digo que é até normal esses pensamentos todos estarem na mente. Eles não vão embora. Não existe um segredo ou técnica que os faça simplesmente desaparecer. Nem com meditar sua mente vai ficar “limpinha”.

Quando falo para se livrar do lixo, não digo literalmente. É possível não deixar que esses pensamentos nos definam. A grande sacada aqui é conviver com eles, sendo apenas observador deles.


Como se livrar do lixo?

Eu não sou nenhuma monja ou especialista em meditação, mas o pouco que sei me levou a percorrer um caminho: o do autoconhecimento e do controle emocional e mental.  Hoje eu sei que se não formos em busca disso não poderemos ter qualidade de vida.

Observe-se por um momento, respire fundo e responda às perguntas a seguir:

  • em algum momento você se viu “separado” da sua mente?
  • você se deixa levar pelos seus pensamentos ou apenas os observa?

Muitas pessoas acreditam que são os seus pensamentos. Desse modo, se estão com imagens e diálogos negativos na mente, elas absorvem essa energia.

Mas, se você fizer diferente, com a convicção de que os seus pensamentos/ lembranças não são você, poderá fazer uma distinção interessante.

Mas, como alcançar esse estado? Como não se deixar levar por um ou mais pensamentos? Como se tornar observador deles?

Meditação, meus caros. Com a prática, nos habituamos a observar os pensamentos, sem julgá-los. Além disso, aprendemos a estar presentes e isso tudo faz um bem enorme para nossa saúde física e mental. Inclusive, existem diversos estudos que comprovam a eficácia da meditação.

É por isso que eu lhe digo: se você quer ter paz nesse mundo, pare de dar ouvidos para tudo que se passa na sua cabeça. Desacelere, pare de levar tudo tão a sério e aproveite os momentos que está vivendo.

Eles são únicos viu? Nenhum minuto volta atrás para ser corrigido.

Experimente também parar por alguns momentos e fazer alguns exercícios rápidos de respiração. Inspire, expire. Isso pode ser valioso. Inclusive, em momentos de muita tensão, eu costumo fazer isso e sempre funcionar.

Então, a dica é: busque se interiorizar. Livre-se do lixo que está aí, na sua mente, ditando o que você deve ser e fazer. Assuma as rédeas da sua vida, começando por controlar a si mesmo.

Comece meditando e encontrará uma variedade de coisas que você pode fazer para não só limpar, mas abrir sua mente também.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: galeja / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.