Notícias

Lojistas de Niterói querem retirar homenagem a Paulo Gustavo de nome de rua

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói (Sindilojas Niterói) pede ao prefeito da cidade, Axel Grael (PDT), que reverta a alteração do nome da Rua Coronel Moreira César, que foi rebatizada para Rua Paulo Gustavo após a morte do ator.



O presidente da entidade, Charbel Tauil, afirma que a mudança prejudica os comerciantes da região. Ele argumenta que os lojistas precisarão arcar com os custos de alterar o endereço em materiais de marketing, e também nos documentos de suas empresas, já que fornecedores não fecham contratos caso o nome da rua esteja diferente no endereço de entrega e no CNPJ.

Questionado se o sindicato já recebeu reclamações sobre problemas do tipo desde a mudança, que aconteceu no dia 19 de maio, Tauil respondeu que não, porque a instituição não tem esse tipo de alcance com os filiados.

Em ofício enviado à Prefeitura no dia 10 de maio, antes da aprovação da mudança, o sindicato afirma que vê como “justíssima” a homenagem, mas questiona a consulta pública que a originou: “A pergunta da consulta (‘Você concorda com a substituição do nome da Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, para Rua Ator Paulo Gustavo?’) não deixava margem para nenhuma outra sugestão, praticamente direcionando o votante”.


Tauil também questiona a “temporalidade” da pergunta. “A consulta foi feita no mesmo dia da morte. Na emoção, obviamente 100% da população vai dizer ‘sim'”.

Desde a mudança, celebridades como Fábio Porchat, Tatá Werneck e Regina Casé comemoraram o novo nome da rua. Questionado se a homenagem poderia beneficiar os comércios aumentando a circulação na região, Tauil respondeu:

É bonito? É bonito, mas imagina mudar o seu nome? É a sua história. – Charbel Tauil, presidente do Sindilojas Niterói

No ofício, a entidade argumenta: “Guardadas as devidas proporções, imagine o Rio de Janeiro trocar o nome da Avenida Rio Branco, ou São Paulo rebatizar a Avenida Paulista. Pois é o que, numa escala obviamente muitíssimo menor, a Moreira César representa para Niterói”.


De volta ao Brasil, médico detido no Egito chora e diz que foi infantil e infeliz

Artigo Anterior

Tias de jovem que matou mãe para ficar com herança estão em choque: ‘Desabou o nosso mundo’

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.