Comportamento

Lumena opta por falar sobre suas “escolhas no jogo”, mas Ana Maria dedica mais tempo a racismo

Com 61,31% dos votos, Lumena foi a sexta eliminada do reality show e, em entrevista para Ana Maria Braga, quis justificar seu estilo de jogo na casa.



No Big Brother Brasil 21, a sexta eliminada foi Lumena, com mais de 61% dos votos. Como de costume, no dia seguinte, os eliminados sempre são entrevistados pela apresentadora Ana Maria Braga, em seu programa, pela manhã, enquanto tomam um café preparado pela produção e falam sobre os erros e acertos dos participantes.

Dessa vez, Lumena foi para a entrevista preparada para falar sobre sua estratégia de jogo e sobre suas escolhas e alianças, que acabaram prejudicando-a. Mas a apresentadora estava mais focada em pontuar sobre o racismo do que qualquer outro tema específico, dias depois da polêmica criada no “Mais Você”.

De acordo com a ex-sister, ela acabou priorizando pessoas que a desestruturaram, ao invés de trabalhar melhor sua estratégia de jogo, fazendo alianças que não eram tão saudáveis.


Momentos depois de errar o nome da participante e chamá-la de Lorena (mas corrigindo o erro rapidamente), Ana Maria a questionou sobre as brigas que aconteceram na casa.

Lumena explicou que, ao longo da vida, precisou trabalhar muitas questões e, principalmente, o que seria. As pessoas brincavam sobre sua cor e seu cabelo mas, com o tempo, compreendeu que aquilo era racismo  ou outras formas simbólicas de violência.

Direitos autorais: reprodução/Instagram.

Ana Maria falou sobre os erros da ex-BBB e recordou o episódio em que Lumena citou branquitude, na segunda-feira (1º). Ela se desculpou e justificou sua postura ao explicar que o reality show é um “microlaboratório social” e todos acabam levando suas histórias para dentro da casa, as que reverberam com mais potência e rapidez.


Lumena explica que, enquanto menina negra, socializada em um país que nunca assumiu ser racista, ela acabou crescendo com poucas referências de mulheres iguais a ela no entretenimento.

Ainda segundo ela, o entretenimento sempre coloca mulheres parecidas com Carla Diaz como principais figuras de referência. Ainda ressaltou que seu intuito não era tocar nessas questões, mas suas jornadas acabaram se chocando no debate das relações sociais.

Ana Maria reviveu uma discussão que havia sido colocada por Babu Santana na edição passada, e perguntou para a participante qual era o termo correto para se referir à população negra. Para a sister, o termo deve ser pensado no que vai mais respeitar a pessoa e não no mais correto, de forma a humanizar as subjetividades.

Direitos autorais: reprodução/Globoplay.


Lumena ainda chamou Karol Conká de “parceirinha” e reconheceu a artista como seu principal vínculo dentro da casa. Em relação a Lucas Penteado, ela afirmou que nunca quis eliminar o ator do jogo e que, no início, tinha criado um vínculo com ele, que precisou romper assim que percebeu que precisava se defender.

Direitos autorais: reprodução/Globoplay.

A psicóloga e DJ explicou que não guarda rancor de nenhum dos participantes da casa e, mesmo não concordando com o estilo de jogo de Projota ou tendo sido eliminada por indicação de Carla Diaz, a vida seguiu.

Comente abaixo e compartilhe este texto nas suas redes sociais!


Os 4 signos mais azarados. Eles estão sempre lidando com algum problema!

Artigo Anterior

Os 3 signos que mais criticam os outros. Eles só sabem procurar falhas!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.