Comportamento

Mãe gera polêmica ao dizer que filhos de apenas 1 ano não usam fralda: “Coloco na privada ou na pia”

Mae causa polemica ao contar que filhos nao usam fralda

Uma mãe de cinco filhos afirma que economizou mais de R$ 50 mil abandonando as fraldas simplesmente segurando seus filhos no banheiro quando eles precisam ir.

O nascimento de um filho implica em uma cadeia de variáveis que poucos conhecem, apenas aqueles que se lançam no desconhecido de se doar para pequenos seres. Ser responsável por educar, cuidar, amar, fiscalizar e administrar a vida de alguém em formação é algo complexo, e exige uma força de vontade – aliada à paciência – que é quase surreal.

Não bastam as demandas físicas, a parte financeira é tão importante quanto. Como conduzir uma criação infantil sem ter as ferramentas necessárias para isso? Para Andrea Olson, de Asheville, Carolina do Norte, nos Estados Unidos, cuidar de cinco filhos exige um compromisso e uma organização que precisam ser seguidos à risca.

Para facilitar alguns dos processos, a mãe decidiu aplicar nos filhos um método de treinamento precoce chamado comunicação de eliminação (EC), que começa no nascimento e envolve oferecer à criança um penico quando os pais percebem sinais e sinais de que eles estão com vontade de fazer suas necessidades.

Escrevendo sobre seu método em um relato no site Love What Matters, Andrea afirma que a técnica fez seus filhos chorarem menos, evita assaduras, contato excessivo com os dejetos, além de um trabalho mais de controle de esfíncter e maior higiene. Como as crianças veem o corpo funcionando, tomam consciência desde os primeiros anos de vida de como as necessidades fisiológicas são parte da vivência.

Enquanto seus filhos usam fraldas, Andrea ou seu marido os levam para a pia, vaso sanitário ou penico e os seguram sobre eles assim que percebem um sinal, alegando que o método ensina os bebês a não se sujarem. Para ela, a pia tem o benefício de permitir que você lave o bumbum do bebê depois, mesmo que culturalmente as pessoas estranhem a prática.

Mae nao usa fraldas nos filhos ft1 1

Direitos autorais: Reprodução.

Ela também afirma que se sente “mais conectada” com seus filhos por causa do método e fica muito feliz de não precisar enfrentar fraldas “cheias de cocô”. De acordo com ela, a família economizou mais de R$ 50 mil por não comprar fraldas descartáveis. Ela descobriu o método em 2005, através de uma publicação no Facebook, anos antes de ter o primeiro filho.

“Um amigo de um amigo postou no Facebook que eles não usavam fraldas – eles simplesmente seguravam o bebê sobre o vaso sanitário ou o chão, desde o nascimento, e evitavam completamente as fraldas”, disse a mãe. E quatro anos depois, ela decidiu aplicar o método de acordo com suas necessidades.

Mae nao usa fraldas nos filhos ft2 1

Direitos autorais: Reprodução.

Para aplicar, comprou toda a bibliografia que encontrou sobre o assunto, e descobriu que os pais tinham a chance de se conectar com seus filhos em “um nível mais profundo”. Essa técnica também traz, de acordo com ela, mais confiança aos pais de primeira viagem, que não sabem muito bem como agir em determinadas situações.

2 Mae gera polemica ao dizer que filhos de apenas 1 ano nao usam fralda Coloco na privada ou na pia

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @godiapersfree

Nos quatro anos seguintes, Andrea treinou todos os seus outros quatro filhos com o método e diz que evitou trocar uma fralda, mas ela explica que precisou adaptar de acordo com sua realidade. Por exemplo, até começarem a andar, eles usaram fraldas ecológicas por um período de tempo, isso porque ela podia usar o método sem que necessariamente acidentes acontecessem no caminho.

Outro fator importante foi que ela e o marido sempre trabalharam fora de casa, por isso a organização precisava ser ainda mais correta. Assim, eles descobriram a melhor maneira de regular o organismo das crianças de uma forma que defendem ser saudável. Ela ainda finaliza dizendo que, no início, pode parecer algo complexo, mas que, com o tempo, os pais aprendem os sinais e passam a fazer de maneira rápida o processo.

0 %