Notícias

Mãe denuncia desafio mortal proposto por Alexa para filha de 10 anos

capa site Mae denuncia desafio mortal proposto por Alexa para filha de 10 anos
Comente!

Enquanto brincava com a filha em alguns desafios físicos propostos pela Alexa, Kristin se surpreendeu quando a assistente virtual propôs à menina colocar uma moeda em um plugue.

Acessar a internet é um privilégio que muitas pessoas têm. A possibilidade de acessar conteúdos, consumir música, filmes, conectar-se com pessoas e ler notícias aproxima-nos cada vez mais. Mas não é apenas de pontos positivos que vive a web, existem muitas áreas cinzentas para os usuários, que podem embarcar em manifestações de intolerância e até consumir mentiras.

A Amazon Alexa é uma assistente virtual desenvolvida em 2014 pela empresa, e é capaz de interagir com os usuários pela voz, reproduzindo música, cumprindo listas de afazeres, fornecendo informações sobre o clima, reproduzindo livros gravados em áudio e até controlando aparelhos e sistemas inteligentes da casa, como luzes e outros eletroeletrônicos.

Para Kristin Livdahl, Alexa era uma ferramenta utilizada em vários momentos do dia, até que ela teve uma desagradável surpresa. Ela compartilhou em seu perfil do Twitter um “challenge”, ou desafio, proposto pela assistente virtual à sua filha de 10 anos, no último dia 26. De acordo com a publicação, ela teria proposto que a criança conectasse um carregador de telefone pela metade e, em seguida, encostasse uma moeda nos pinos expostos do carregador.

Chamado de “penny challenge” ou “outlet challenge”, autoridades estrangeiras já tinham alertado os pais e responsáveis sobre os riscos de colocar uma moeda em um plugue mal-encaixado na tomada, podendo provocar incêndios, explosões e colocar em risco a vida de quem estiver no local.

2 Mae denuncia desafio mortal proposto por Alexa para filha de 10 anos

Direitos autorais: reprodução Twitter/ @klivdahl

O desafio tinha viralizado no TikTok em 2020, e policiais passaram a ficar alertas quando três incidentes causaram danos ao sistema elétrico de ambientes, incluindo duas escolas. A mãe da menina explica que, na ocasião em que a assistente propôs o desafio, ela e a filha faziam alguns desafios físicos, como deitar e rolar sem deixar o sapato cair dos pés, e outras atividades de movimentação.

A menina de apenas 10 anos, de acordo com reportagem da BBC, queria apenas continuar brincando, por isso pediu à Alexa que lhe sugerisse um novo desafio, foi quando a assistente lhe propôs participar do desafio encontrado na internet, o “desafio do centavo”, tendo de encostar uma moeda em um plugue de tomada encaixado até a metade, esperando faíscas saírem.

Em entrevista ao jornal The Press, o bombeiro Michael Clusker informou que o resultado do challenge seriam graves ferimentos, podendo as vítimas perderem dedos, mãos e até mesmo o braço inteiro. Desde que as autoridades notaram a gravidade do problema, o TikTok baniu as pesquisas sobre o desafio.

Como Alexa usa o mecanismo de pesquisa Bing em todas as suas consultas, seguindo o mesmo padrão, envia uma mensagem automática, o que explica que a proposta não partiu de uma decisão consciente de algum funcionário da empresa. Mesmo assim, a Amazon reconheceu que a plataforma de inteligência artificial responde a comandos e que erros desse tipo não podem acontecer.

Em comunicado à BBC, a Amazon disse que tinha atualizado Alexa para evitar que ela recomendasse atividades similares no futuro. Além disso, disse que a confiança do cliente está no centro de tudo que fazem, e a assistente foi projetada para fornecer informações precisas, relevantes e sempre úteis aos clientes, por isso, assim que tomaram consciência do erro, agiram rapidamente para corrigi-lo.

No Twitter, assim que Kristin compartilhou o que Alexa tinha sugerido à filha, a empresa entrou imediatamente em contato com a mãe, lamentando o ocorrido e lhe pedindo para entrar em contato por meio de um link para compreender o que teria ocasionado o erro.

Comente!

Raio explode guarda-chuva e manda segurança para o hospital

Artigo Anterior

Alinne Moraes causa revolta ao bater em criança em cena de “Um lugar ao Sol”

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.