Família

Mãe desabafa sobre relação com a filha: “Às vezes, queria que o serviço social a levasse embora”

Foto: iStock
Capa site Mae desabafa sobre relacao com a filha As vezes queria que o servico social a levasse embora

A relação entre pais e filhos pode ser complicada, como a dessa mãe que desabafou sobre o fato de não gostar da filha adolescente!

A maternidade, apesar de ser algo mágico e único na vida de uma mulher, pode também ser muito difícil. Todas as fases daquele novo ser humano podem ser um desafio enorme para a mulher, que tenta educar, dar amor e criar da melhor maneira possível.

Porém, às vezes, os esforços da mãe acabam se ofuscando pela personalidade do filho à medida que ele cresce e se desenvolve como pessoa.

Um caso assim foi o de uma mãe anônima que postou no fórum Mumsnet (site de troca de conselhos de pais), que “odiava” sua filha adolescente e pediu conselhos sobre a situação complicada dentro de casa. Aparentemente, ela tem três filhos, mas por causa do comportamento da adolescente, ela não sabe “gostar” dela.

Ela inicia seu texto falando que pode parecer uma mãe ruim, mas esse é seu sentimento em relação à menina que nasceu do próprio ventre. A mulher acredita que a filha é puramente narcisista e já pensou até em pedir para o serviço social levá-la. Ela contou num longo texto que a filha nunca se importou ou respeitou a autoridade da mãe, muito menos a de seus professores. Chega atrasada à escola várias vezes, o que significou uma multa gigante para os pais. Chamou a garota de “rude” e disse que nunca consegue refletir sobre o seu comportamento.

Preocupada, a mãe desabafou dizendo que a menina nunca pede desculpa, mente o tempo todo e manipula as pessoas. Também a acusou de “intimidar” a irmã mais nova e que sempre tem problemas na escola por causa de seu comportamento, e isso se reflete no seu sentimento pela menina, que até furtou sua bolsa uma vez, pois nunca respeitou o espaço e as coisas das pessoas.

No Mumsnet, a anônima ainda fala que a menina é interesseira, pois só é legal com ela quando quer alguma coisa, e depois que a consegue, volta a ser uma pessoa completamente horrível. O pior é que, quando sua mãe não lhe dá o que quer, faz birra e a situação piora, ou seja, a mãe fica sem saber o que fazer para a garota se comportar melhor. Com o pai e os irmãos, a situação não é diferente, pois a adolescente insiste em ser grosseira e os usa como bem entende, assim os irmãos também não gostam dela.

Dizendo que tem aguentado com pesar as más condutas da filha nos últimos cinco anos, a mãe não sabe mais o que fazer.

Apoio de outros pais

A mãe recebeu várias respostas de outros pais no Mumsnet, apoiando e encorajando a mulher, além de diversos relatos de pais que também sofriam com a mesma situação. “Minha filha tem 13 anos e a mesma atitude; toda a sua personalidade mudou. Ela é cruel, indelicada e carece de empatia… Eu me sinto tão triste por ela estar se comportando assim”, comentou uma pessoa.

Dando forças à mulher com palavras de esperança, um usuário escreveu: “Eu tive sentimentos semelhantes no passado, é horrível. Quero lhe dizer que há luz no fim deste túnel escuro. Meu filho agora é um jovem adulto e se transformou em um ser humano adorável, que está se destacando na vida, e nos damos muito bem”.

A jornada desafiadora de pais e mães

Criar e educar uma pessoa é uma jornada difícil e não há cursos ou “jeito certo” para isso. Quando os filhos são desafiadores e sobrecarregam os pais com sentimentos negativos, isso pode gerar rejeição consciente ou não desses pais, mas não significa que sejam “desnaturados” ou “insensíveis”, e sim humanos, que também têm sentimentos. Por isso, o acompanhamento de profissionais experientes, como psicólogos, é a melhor maneira de tentar resolver o problema e melhorar a relação.a

0 %