Comportamento

Mãe oferece lancheiras de gênero como lembrança do aniversário da filha e é criticada

Foto: Pexels
capa lancheira

Caso aconteceu no exterior, e enquanto a família comemorava o sexto aniversário da filha, a mãe acabou sendo atacada por uma mulher que não gostou das lembranças.

O debate sobre generificação tem ganhado espaço nos meios de comunicação, na academia e na internet, reforçando que existem questões que precisam de diálogo.

Ainda que exista uma parcela da população que sequer compreenda os termos e nomenclaturas, outro segmento explica que o melhor a se fazer é inserir a questão em todos os espaços possíveis, sejam eles públicos ou privados.

Uma mãe usou um fórum no Reddit para contar um pouco de sua história, e de como foi acusada de “imposição de gênero” por outra mãe por conta da escolha que fez do que seria distribuído como lembrancinha na festa de aniversário da filha.

A pequena estava completando seis anos de idade, e a família decidiu convidar os colegas da escola e demais amigos para uma festinha em casa. Enquanto ia atrás da decoração, acabou encontrando conjuntos de lancheiras que vinham com pequenas garrafas.

Para tornar a festa diferente, a mãe conta em seu relato que decidiu comprar as pequenas lancheiras e, ao invés de servir as comidas em pratos de plástico, cada convidado receberia uma cheia de doces e salgados, além da garrafinha cheia de suco. Acreditando que a escolha seria um sucesso, já que além de comer nas lancheiras os convidados ainda levariam a lembrança para casa, ela levou algumas do Homem-Aranha e outras da Frozen, querendo agradar o público.

A mãe de 29 anos revelou que comprou lancheiras extras para o caso das crianças escolherem o outro personagem, mas na hora da festa nenhuma parecia querer trocar de personagem. No fim das contas, os meninos ficaram com os conjuntos do Homem-Aranha e as meninas escolheram os conjuntos da Frozen. Porém, uma das mães presentes na festa acabou não gostando da “imposição de gênero”, e foi tirar satisfação com a anfitriã.

2 Mae oferece lancheiras de genero como lembranca do aniversario da filha e e criticada

Direitos autorais: Reprodução

De acordo com a jovem que fez o relato, a mãe teria dito que ela estava “impondo normas de gênero a crianças impressionáveis” e que ainda estaria “presa em 1900”, reforçando que seus pensamentos e ações eram retrógrados. A mulher explica que, na ocasião, acabou ficando um pouco confusa com o que estava acontecendo, e comentou que não era sua intenção causar nenhum mal-estar em nenhum convidado, e que ficaria muito feliz em oferecer um kit do Homem-Aranha para a menina.

Mas a convidada não demonstrou interesse na explicação, e reforçou que, em primeiro lugar, a mulher sequer deveria ter oferecido lembranças baseadas em gênero. A mãe explicou que não achava a questão tão problemática, o que fez a mulher ficar ainda mais nervosa com a situação. No fórum, ela perguntou aos internautas se tinha exagerado na escolha das lembrancinhas da festa de aniversário, ou se não era algo tão sintomático quando a outra mulher achava.

Nos comentários, as pessoas ofereceram um pouco das suas visões sobre o assunto, assim como alguns exemplos do que passavam em suas próprias vidas. Alguns internautas defenderam que a mãe que brigou por conta das lancheiras “precisava relaxar”, deixando um pouco de lado essa “vigilância do gênero”. Mas outras reforçaram que as imposições de gênero acabam prejudicando as crianças, principalmente quando elas querem realizar atividades consideradas apropriadas para o gênero oposto.

Sendo “errado ou não”, muitas pessoas ainda explicaram que, atualmente, esse tipo de debate está em alta, coisa que há alguns anos era impossível de presenciar. Muitos podem considerar o tema “chato”, mas outra parcela da população comenta que agora esse tipo de diálogo será constante, mesmo que demore muitas décadas até ser normalizado.

0 %