Pessoas inspiradoras

Mãe solteira de 3 filhos, que vendia água na rua para sobreviver, abre barbearia e muda de vida!

Mesmo tendo aberto o próprio negócio, Fidelia ainda precisa lidar com o machismo de Gana, que não aceita mulheres trabalhando em profissões ditas “masculinas”.



As batalhas que as mulheres, principalmente as que são mães, precisam enfrentar podem ser contadas em filmes e livros, enaltecendo a força e a resiliência, mas também podem ser uma importante ferramenta de crítica social.

Em inúmeros momentos, elas não precisariam passar por tantas provações se lhes fosse oferecida a igualdade social, em que pudessem dividir equanimemente os direitos e deveres.

Fidelia Adogo tem uma história recheada de luta e superação, e mesmo após tantos anos precisando lidar com a pobreza e as necessidades, ainda não conseguiu encontrar sossego.


Mãe solo de três crianças, ela precisou encontrar uma alternativa para levar comida para casa, segundo o jornal Legit. Uma das suas primeiras opções foi tentar entrar para o exército ganense, mas infelizmente não conseguiu porque não tinha dinheiro para pagar pelos formulários.

Desde então, precisou optar por posições subalternas na sociedade, aceitando bicos e qualquer tipo de emprego apenas para conseguir alimentar seus filhos e suprir as necessidades elementares da família.

A mãe chegou a vender água na rua, mas sabia que recebia muito pouco pela quantidade de trabalho que executava, além de toda força que empenhava cuidando sozinha dos filhos e administrando a casa, o que também a desgastava demais. Foi quando ela decidiu focar nos seus sonhos e se tornar barbeira.

Direitos autorais: reprodução YouTube/Efo Selasi.


O único problema era que a sociedade ganense não aceitava que ela ocupasse um cargo ou posição considerados masculinos, o que significava que ela precisaria lidar com muito preconceito. Mesmo assim, Fidelia escolheu enfrentar qualquer problema e optou por abrir sua barbearia.

No início, tudo era bem simples, mas com o passar do tempo, foi ganhando muito mais dinheiro do que já havia visto em toda a sua vida, já que por anos vendeu pequenas coisas. Mesmo podendo oferecer uma nova vida para os filhos, ainda precisa abrir mão de algumas coisas, como a convivência com eles.

Direitos autorais: reprodução YouTube/Efo Selasi.

Fidelia passa muito tempo fora de casa, atendendo a muitos clientes ao longo de um dia, o que implica que os filhos tenham que se responsabilizar por algumas tarefas diárias, como o cuidado com a própria casa. Ela acredita em igualdade de gêneros e defende que tudo o que o homem faz a mulher pode fazer, e vice-versa.


Seu trabalho na barbearia serviu ainda mais para perceber a importância de lutar pela igualdade de gênero. Hoje a ganense consegue sustentar sua família com seu trabalho e tem orgulho de dizer a todos que é dona de uma barbearia, mesmo que isso cause estranheza na maioria da população.

Avô cria rifa de Fusca considerado relíquia para ajudar neta a fazer faculdade de Medicina

Artigo Anterior

Afundada em dívidas e passando fome com as filhas, mãe batalha e abre negócio milionário!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.