Reflexão

Mães solteiras são fortes e guerreiras. Elas merecem aplausos, não julgamentos!

Uma leitura poderosa, que exalta a força e a coragem das mães solteiras!



Por muito tempo, a única ideia de família aceita era aquela em que pais e mães eram casados e criavam seus filhos juntos, com o pai sendo responsável por prover o lar e a mãe por cuidar da casa e educar.

Com o tempo, conforme a realidade do mundo foi mudando e mais coisas passaram a ser aceitas como fatos normais da vida, como a separação e a divisão da guarda e dos momentos das crianças, esse antigo pensamento foi sendo substituído.

No entanto, ainda podemos encontrar muitas pessoas que acreditam verdadeiramente que existe apenas um tipo de família e condenam duramente todos que vivem realidades diferentes.


Algumas das pessoas que mais sofrem com os julgamentos desenfreados são as mães solteiras. Não importa qual motivo as tenha levado a seguir a vida sozinha com seus filhos, elas são alvos de dedos apontados, críticas e preconceitos todos os dias, enquanto se esforçam para que os pequenos cresçam de forma saudável, com todas as necessidades atendidas.

Essas mulheres precisam ouvir comentários como “não foi capaz de manter a família unida”, “não se esforçou o suficiente”, “deixou o companheiro de lado”, e frequentemente são chamadas de “fracas”, “fracassadas” e “insuficientes”, até mesmo por familiares e amigos.

De forma geral, as mulheres que criam os filhos sozinhas nunca são vistas como boas o suficiente, e têm a sua dedicação e garra subestimadas diariamente, o que muitas vezes pode acrescentar um peso extra à sua jornada já tão complicada.

Uma coisa que precisa ser esclarecida é que os comentários maldosos e preconceituosos nunca vêm de pessoas sábias, que conhecem os desafios da vida e precisaram passar pelos mesmos dilemas que elas.


Costumam ser fruto de mentes e corações vazios ou invejosos, que não querem dar o braço a torcer e reconhecer o quanto as mães solteiras são incríveis e uma grande inspiração para os filhos.

Essas mulheres são algumas das mais fortes e poderosas que conheceremos. Elas já tiveram de enfrentar o pior lado da vida, mas nunca permitiram que seus problemas as impedissem de lutar por seus filhos.

São guerreiras, pois enfrentam e superam dificuldades, muitas vezes, sem ajuda nenhuma, e nunca abaixam a cabeça, pois sabem que seus filhos a estão observando a todo tempo, inspirando-se em seus passos.

As mães solteiras são alguns dos maiores exemplos de força que vemos. Com resiliência única,  mostram que a verdadeira família não é aquela em que, necessariamente, existe pai e mãe, mas aquela em que o amor e a cumplicidade nunca faltam.


Enfrentar a maternidade sozinha é uma prova de coragem, não um motivo de vergonha, e é por isso que essas mulheres merecem todos os aplausos possíveis.

Sem dinheiro para pagar o aluguel, mãe de 4 filhos decide construir a própria casa!

Artigo Anterior

Motorista de ônibus escolar, que costumava presentear alunos, é surpreendido com um carro novo e aumento!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.