ColunistasDesenvolvimento Pessoal

“a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns! ’’

A MAIOR HABILIDADE DE UM LÍDER capa e dentro

Dê autonomia e responsabilidades



Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo. Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, se esforçando para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco.

Então pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais.

O homem então decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho, era pequeno e tinha as asas amassadas. O homem continuou a observá-la, porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar a tempo.


Mas não foi isso que aconteceu. Na verdade, a borboleta passou o resto de sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar. O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar, não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo pelo qual Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de forma que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.

Talvez você já deva ter lido ou escutado essa história, essa fábula da borboleta. Possivelmente tenha se identificado com o homem que “ajudou” a borboleta, tomando para si a responsabilidade de outros. Muitos líderes, chefes e pais agem como este homem da fábula, centralizando as decisões como se apenas eles pudessem decidir corretamente. Agindo desse modo, um líder não dá chance para seus liderados se desenvolverem e se transformarem em novos líderes. Na verdade, quando líderes agem de forma centralizadora, os integrantes da equipe tendem a serem inseguros e sem iniciativa.

A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. Abraham Lincoln

Um líder pode possuir várias missões e responsabilidades, mas a sua principal tarefa é formar outros líderes. É dar continuidade ao trabalho formando novas pessoas para missões e realizações ainda maiores. Essa formação é realizada ao longo do convívio entre o líder e seus liderados, porém existe uma forma de agilizar esse processo que é dar a equipe a autonomia para agir. Aqueles liderados que se destacam como líderes se sentirão mais produtivos se receberem liberdade e responsabilidades para suas ações. Líderes de sucesso são aqueles dispostos a exercitar sua liderança de forma que seu time tenha segurança para tomar decisões, compartilhar informação e testar novas coisas e ideias. A maioria dos liderados se sentem valorizados quando seu líder acredita neles e assim ficam mais corajosos e interessados a assumirem responsabilidades, tornando-se líderes também.


Jesus liderava as pessoas com seus ensinamentos. Como ensinar é um mandamento, os líderes devem estar constantemente ensinando e deixando que seus liderados tomem as suas próprias decisões e também arquem com as consequências. Esse método é um significativo meio de se aprender a liderar.

Ainda há tempo, escolha a excelência.

Cristiano R. Costa


A indifirença é a essência da desumanidade!

Artigo Anterior

A simplicidade de uma alma verdadeira é a mais pura forma de elegância!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.