4min. de leitura

Mais um ano vai… mais um ano vem. Tire seus sonhos do papel em 5 passos:

Mais um ano chegando ao fim, novo ciclo surgindo, novas experiências aguardadas, ânimo renovado e força total para encarar mais um ano cheio de surpresas e boas expectativas.



É muito comum no final do ano surgirem promessas de que no ano novo “isso vai ser diferente”, “aquilo vai mudar”, e parecemos condicionados, de verdade, a fazer diferente no ano que está chegando. Mas como manter esse mesmo ânimo quando o ano chegar e realizar as promessas que foram feitas?

Vamos a uma sugestão de 5 passos para que seus sonhos saiam do papel:

 1. Escreva as suas promessas/sonhos para o ano novo em um papel.

Quando você põe no papel você tira apenas da mente e aquilo ganha mais responsabilidade e o seu cérebro entende que você está compromissado a fazer acontecer e se compromete também.


2. Pegue cada promessa/sonho e faça um planejamento.

Com um planejamento o sonho deixa de ser sonho e passa a ser meta. E essas metas devem ser específicas para que possam ganhar uma forma. Escreva “o que, quando e como” será realizada. Se houver algum custo coloque também. Veja se é ecológica (se está de acordo com os seus valores e se não prejudica ninguém), específica, se posso mensurar, se é alcançável e se tem uma data certa para acontecer. Por exemplo, ao invés de “em 2018 quero emagrecer”, use “até 20 de Junho de 2018 terei emagrecido 10 quilos.” E destrinche isso: em 2 de janeiro de 2018 comprarei frutas e verduras para iniciar a dieta e à noite preparei o cardápio. Em 3 de janeiro de 2018, pesar-me-ei e iniciarei caminhada às 6 da manhã, depois tomarei meu café da manhã (escreva o cardápio), às 10 farei um lanche de (escreva a fruta), ao meio-dia comerei (escreva o que decidiu no dia anterior), à tarde um lanche de (escreva), à noite (escreva) e de lanche terei (escreva). Repita isso para cada dia tipo um cardápio. Pesar-me-ei semanalmente às quintas feiras, de manhã, por exemplo.



 3. Coloque suas metas/planejamento em um local visível.

Não guarde seu planejamento em um caderno, livro, caixa, etc. Mesmo que você faça num caderno, coloque depois em um local visível e visualize-se alcançando o que deseja, diariamente, por exemplo, agenda (se você usar), espelho, geladeira, etc.


4. Cumpra o seu planejamento.

Se houver algum impedimento em algum momento de seguir adiante, reprograme-se e não desista. Muitos objetivos e metas são esquecidos e deixados de lado porque não replanejamos, quando algo dá errado. Reprograme-se e siga em frente.


5. Quando alcançar, comemore.

Muitas vezes esquecemos de comemorar as nossas vitórias e acabamos partindo para outra meta sem ter comemorado a vitória anterior. Comemorar faz toda diferença! Precisamos avisar a nós mesmos que aquilo que conseguimos foi importante e, mais ainda, que NÓS somos importantes. Que nosso esforço, nossa determinação merecem uma recompensa, mas no momento certo.


Se houver dificuldade no planejamento, procure um COACH. Esse profissional o ajudará a traçar metas e objetivos e o acompanhará na realização dos mesmos. Se desejar, contate-me. Será um prazer fazer parte de suas vitórias.

É isso! Desejo a todos vocês um ano realmente novo e cheio de metas cumpridas e objetivos alcançados! Que 2018 seja palco de muitas conquistas e muitas, muitas vitórias!

_____________

Direitos autorais da imagem de capa: veranikasmirnaya / 123RF Imagens

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.