O SegredoBem-Estar e SaúdeColunistas

Manter a boca higienizada ajuda, e muito, a prevenir e a curar doenças!

Saude pela boca

Muita gente não sabe, mas manter a boca higienizada ajuda, e muito, a prevenir e a curar muitas doenças. Para mantê-la limpa, dentistas indicam que se escove os dentes após as principais refeições, entretanto, na Medicina Holística, indicamos  mais. Leia o texto todo e saiba como.



Na terapia Holística, sabemos que a boca é um poderoso órgão de Energia, de acúmulo e transmissão energética. É através dela que sentimos os sabores da Vida: o paladar dos alimentos, a diferença entre doce e salgado, azedo e amargo, o prazer do beijo, a  delícia da água e dos líquidos. É um dos sentidos mais prazerosos que possuímos. É, também, nosso principal canal de comunicação com o Mundo – podemos balbuciar, vociferar, falar, cantar, gritar, chorar, comunicar… podemos expressar o que sentimos, podemos dizer em voz alta o que passa e existe em nossa mente e nosso coração. É o veículo natural de interação humana.

Através da boca nos alimentamos, é a porta de entrada da manutenção da Vida, é auxiliar do aparelho respiratório e canal direto com o ânus que libera o excedente do nosso organismo.



A maioria das pessoas cuida de maneira equivocada desse poderoso centro energético e por isso adoece. Não basta a escovação de 3 vezes aos dia. Precisamos de mais e varia de pessoa para pessoa.

Primeiro, veja os sintomas que você pode ter e que podem diminuir ou até mesmo acabar:

1.       Dores nas juntas ósseas,

2.       Enxaqueca,


3.       Tonturas e vertigens,

4.       Intestino preso,

5.       Mau Hálito,

6.       Incômodos no estômago, intestino, rim, fígado,


7.       Inchaços,

8.       “Peso” na cabeça,

9.       Insônia ou distúrbios do sono,

10.   Irritação,


11.   Ira,

12.   Medo,

13.   Dor na coluna,

14.   Problemas urinários,


15.   Pensamentos negativos,

16.   Preocupação


Quer saber como começar já a melhorar sua qualidade de vida? É simples, é só seguir essas indicações.


Primeiro: tenha sempre uma escova de dentes de cerdas muito macias em cada lugar que você frequente – sua casa, seu trabalho, na casa da mãe, da sogra, dos amigos, do carro ou mantenha uma sempre dentro da bolsa ou pasta, carro.

Segundo: mantenha as escovas em bom estado, começou a amarelar ou entortar as cerdas, troque por uma nova.

Terceiro: escove os dentes várias vezes ao dia, como indica seu dentista.

Quarto: aqui começa minha principal indicação – escove toda a boca: dentes, gengiva, língua, céu da boca, parte interna do lábios


. Onde sua escova alcanças, escove suavemente. Essa escova deve ser de cerdas bem macias para não ferir sua boca. Massageie tudo com suavidade e lembre de dar maior atenção à língua.

Quinto: substitua a pasta de dentes, entre as escovações, por chás sem açúcar, óleo essencial de girassol, azeite extra-virgem.

Sexto: faça bochechos espalhando o líquido por toda a boca, chacoalhe bastante, brinque com a água dentro da boca, divirta-se com isso.

Sétimo: quem tem problemas estomacais, sempre que possível, alterne os bochechos  ora com líquido frio, ora com líquido morno.


Como utilizar chás: prepare chás higienizantes como lavanda, hortelã, alecrim, maçã, etc. Coloque em um copo ou xícara, pode ser até a  metade. Leve para a pia do lavatório. Coloque algumas gotas na escova e faça a higienização completa, escove tudo. Enxague com água e cuspa. Em seguida, encha a boca com o chá e inicie o bochecho: brinque, sorria, olhe-se no espelho enquanto faz isso. Deixe a água passar entre os dentes, jogue-a para a bochecha direita, encha-a com o chá, depois, faça o mesmo com a bochecha esquerda, jogue toda o chá para a frente, para o fundo, olhe para cima e gargareje. Cuspa na pia. Se sentir que deve, repita o procedimento. Enxague com água.

Como utilizar óleo essência de girassol: coloque uma colher de sopa de óleo na boca e faça como indicado acima. O óleo essencial de girassol vai se transformar em espuma branca. Quanto mais você bocejar, mais branco ele ficará. Se conseguir, em uma das vezes do dia, faça isso por 10 minutos. Você perceberá uma mudança em poucos dias, além de ter seus dentes mais brancos.

Como utilizar óleos essências: em meio copo de água, pingue 1 gota do óleo higienizante de sua preferência. Faça o primeiro procedimento.

Com a  prática e a constância, você levará dois minutos em cada higienização. A maioria das pessoas começa a sentir as melhoras dos sintomas a partir do 8ª ao 10ª dia. Essa é uma terapia de auxílio da cura e preventiva. Na verdade é um hábito que deve ser mantido por toda a vida, já que melhora a qualidade do sono, o bom-humor e regula hormônios.

Curar as feridas do pai ausente…

Artigo Anterior

A noiva que não saiu de mim…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.