Mantras do Reiki: palavras que podem potencializar a cura do corpo e da alma



A palavra possui um poder profundo na mente das pessoas, tanto positiva quanto negativamente. Quando algum enfermo escuta palavras de ânimo, parece que uma nova força toma conta de sua alma. O mesmo acontece com uma pessoa deprimida: ela se alegra ao ouvir palavras positivas.

Por isso o mantra no Reiki é tão importante! A palavra mantra significa “proteção da mente”.

mantra teve origem no hinduísmo, mas também é utilizado no budismo e jainismo/jinismo. Um mantra é uma palavra ou grupo de palavras que ao serem dita ou pensadas têm efeito positivo no corpo e na mente

Reiki é um processo terapêutico que manipula a energia com finalidade de cura. A palavra vem de rei (energia universal) e ki (energia vital). Descoberto por Mikao Usui, o método consiste no uso da energia do universo e da sobreposição de mãos para curar diversos males.

Na terapia Reiki há o equilíbrio dos sete chakras, localizados entre a base da coluna e o alto da cabeça. Cada pessoa possui um fluxo próprio de energia. Ao descobrir que ela apresenta pontos em deficiência, bloqueios ou desequilíbrios, o terapeuta reikiano é capaz de manipular essa energia e então restabelecer a harmonia do fluxo.

Partindo desse conceito é possível utilizar outras técnicas e terapias que funcionem em harmonia ao Reiki para favorecer e potencializar seus efeitos, sendo exatamente a função proposta pelo uso dos mantras.

Existem diversos tipos de Reiki, como o Tibetano, o Essencial, o Karuna e o Tradicional.

Mantra Reiki – Benefícios

Antes de falar sobre os mantras dentro do Reiki, é importante entender como eles atuam. Os mantras são como uma espécie de cânticos onde um conjunto ou apenas uma palavra passa a ser entoada em uma determinada vibração especial, capaz de induzir uma pessoa a outro estado de sua consciência.

Eles são muito populares entre os praticantes de meditação por ajudarem a dissolver as impurezas e contribuírem para trazer mais luz ao próprio espírito.

Cada mantra é construído de forma a gerar uma vibração especial e particular capaz de trabalhar em cada um dos aspectos de seu ser, auxiliando também no diálogo interno e involuntário de modo a permitir sua evolução espiritual.

O mantra é utilizado para diversas finalidades:

  • Auxiliar a concentração durante o processo de uma meditação específica;
  • Entoar como orações;
  • Cortar influências desarmoniosas;
  • Sintonia com uma energia específica;
  • Tranquilizar a mente e os sentidos;
  • Energizar, equilibrar e curar;
  • Atuar nos chakras;
  • Transformações íntimas;
  • Diversas situações no dia a dia.

Tipos de mantra Reiki

Os mantras de uma única sílaba são conhecidos como mantras seminais, sementes ou bija em sânscrito. O bija-mantra não tem um significado preciso. Alguns exemplos de bijas-mantras: Lam, Vam, Ram, Yam, Hum, Om.

De acordo com algumas escolas budistas, para obter o resultado adequado, determinados mantras devem ser praticados diariamente em um período mínimo de quarenta dias.

Um múltiplo de 108 repetições diárias intensifica seus efeitos/resultados. Nesse processo é utilizado o japamala (uma espécie de rosário).

Esse número de repetições não é aleatório. Em várias culturas do oriente o número 108 é considerado especial. Veja exemplos em que há a utilização desse número:

  • A tradição espiritual indiana criou 108 nomes sagrados para a Força Criadora;
  • As divindades hindus têm 108 nomes;
  • O 108 também é o número dos principais Nadis ligados aos chakras;
  • Em algumas escolas do budismo, acredita-se que há 108 contaminações;
  • No Japão, no final do ano, o sino é tocado 108 vezes nos templos budistas, representando as 108 más paixões do ser humano;
  • Na Ayurveda, seria 108 o número de pontos onde a consciência e a carne se cruzam para animar o ser vivo.

Os mantras aplicados no Reiki

Ensinados a partir do nível 2 de Reiki, os mantras podem ser utilizados abertamente dentro dessa terapia. Eles têm a capacidade de atuar diretamente em nossos pontos de chakra.

Os mantras recitados em voz alta, por exemplo, atuam mais sobre os chakras inferiores e do mundo material, já os mantras recitados em voz baixa atuam sobre campos mais sutis e sobre os chakras superiores.

Utilizados com as técnicas de Reiki, os mantras ajudam a canalizar as energias através dos pontos energéticos de seus dutos condutores, levando mais energias aos chakras necessitados.

5 mantras indianos mais poderosos

Na tradição hindu, os mantras são considerados “Shruti”, revelação. Isso significa que esses sons não foram criados por um autor humano, mas percebidos em estado de meditação pelos sábios da antiguidade, chamados rishis.

Esses sons descrevem as diferentes revelações que estes sábios tiveram e servem como indicadores para orientar os humanos em direção ao autoconhecimento.

Os efeitos dos mantras são muito vastos e muito poderosos. Veja 5 mantras considerados de grande poder.

Ganesh Maha Mantra – Om Gam Ganapataye Namaha

“Om gam ganapataye namaha

Om gam ganapataye namaha”

Este mantra é considerado muito poderoso e pode ser entoado em situações de perigo iminente, como risco de assalto. Também podem ser cantados em situações de briga e conflitos.



Além disso, o mantra traz aos praticantes a conquista de objetivos e inspiração para novos empreendimentos. Este mantra está associado a todas as manifestações de prosperidade.

Gayatri Mantra

“Om Bhur Bhuvah Svah
Tat savitur varenyam
Bhargo devasya dhimahi
Dhiyo yonah prachodayat”

Entre todos os milhões de mantras existentes, o Mantra Gayatri é universalmente considerado a essência de todos os mantras. As palavras sanscríticas contêm a vibração essencial das esferas superiores de luz e também todo o seu poder e potencial espiritual.

Este mantra é poderoso no sentido de manifestação, de realizar o potencial de “vir a ser”. O Gayatri protege quem o recita.

Om Tare Tuttare Ture Soha

Por intermédio desse mantra, é possível ativar a energia da criação e da multiplicação, trazendo à nossa vida a mesma força que a Mãe Terra utiliza para que todas as sementes cresçam sobre ela. A meditação com esse mantra cria prosperidade e multiplicação das forças positivas em nossa vida. Para entoá-lo, basta repetir essas palavras: Om Tare Tuttare Ture Soha.

Gate Gate Paragate Parasamgate Boddhi Svaha

Esse mantra ensina que para alcançar a iluminação temos de atravessar um longo caminho, ultrapassando muitos obstáculos e montanhas para que possamos chegar a outra margem.

Com esse mantra, conseguimos fazer uma coisa de cada vez, realizar o que é possível a cada dia, simplesmente andar pelo caminho.

Para utilizar de todo o poder deste mantra, basta recitar as palavras: Gate Gate Paragate Parasamgate Boddhi Svaha.

Hare krishna

“Hare Krishna, Hare Krishna
Krishna Krishna, Hare Hare
Hare Rama, Hare Rama
Rama Rama, Hare Hare”

Esse talvez seja um dos mantras mais conhecidos entre as pessoas. O “entoar” das palavras sagradas em seu idioma original têm o poder de controlar os ciclos cerebrais e organizar os pensamentos de forma tranquila, trazendo consciência, criatividade, amorosidade e paz.

Este mantra auxilia no controle da respiração, na circulação sanguínea, no autoconhecimento e no desenvolvimento das maiores virtudes, que são, verdade, paz, compaixão e disciplina espiritual.

Outros mantras

“Oushadhim Jahnavi Toyam
Vaidyo Narayana Harihi

A água tocada pelo Espírito de Deus é o melhor remédio, porque Deus é o melhor médico.”

“Om Arkaya Namaha
Om Hiranyagarbhaya Namaha
Om e saudações àquele que brilha e alivia as aflições.
Om e saudações àquele que brilha, cura e tem a cor do ouro.”

“Om Gum Ganapatayei Namaha
Om e Saudações àquele que remove obstáculos do qual Gum é o som Seminal.”

“Om Namah Shivaya
Om e saudações. Que os elementos deste universo habitem em mim em plena manifestação.”

“Ek Ong Kar Sat Nam Siri Wahe Guru
Existe um Único Criador que criou esta criação. Verdade é o Seu Nome. Ele é tão grande que não podemos descrever Sua infinita sabedoria.”

O mantra Reiki

Se você está começando agora a praticar o mantra Reiki, uma boa opção é usar a palavra Reiki como mantra.

A palavra Reiki é muito abençoada e se usada como mantra, com a energia de cura do Reiki, pode aumentar nossas capacidades de dar e receber cura. Simplesmente permita que a palavra Reiki surja em sua mente sem esforço e naturalmente, como um pensamento espontâneo. Não devemos forçá-la a surgir, apenas permitir que venha à superfície facilmente como uma bolha em um copo de água. Quando ele aparecer, sigo-o, escute-o, repita-o lentamente ou mais rapidamente.

Se a sua mente divagar, apenas traga-a de volta ao mantra e continue seguindo-o. Isso o leva para mais perto do Reiki e, portanto, mais perto de sua verdadeira natureza.

Você também pode usar outras palavras especiais da mesma forma, como paz, compaixão, sabedoria, Buda, Jesus, Virgem Maria, Pai Nosso.

Ainda é possível usar grupos de palavras como “completo, saudável e feliz”, “completamente relaxado e apaziguado” e “forte, confiante e claro”.


Direitos autorais da imagem de capa: Astrocentro.






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.