Comportamento

Mapeamento da face: o que sua pele diz sobre sua saúde?

mapeamento

Os atuais sofisticados aparelhos de ressonância magnética e raio X deixam pouco à imaginação, porém eles nem sempre existiram. Doenças e distúrbios humanos, no entanto, existem há milênios.



Os médicos antigos usavam diagnósticos observacionais para identificar os sintomas dos desequilíbrios específicos dentro do corpo e ajudar a prevenir ou corrigir doenças futuras.

As mesmas técnicas podem ainda ser usadas hoje para ler a pele do seu rosto, e ajudar a determinar o que está causando os surtos ou manchas. “Mapeamento da face”, uma prática antiga enraizada no ensino Ayurvedic, conecta um ponto de seu rosto a um órgão ou parte do corpo para que você saiba o que tratar internamente para obter resultados externos claros.

Aqui estão 10 áreas de seu rosto que podem estar enfrentando um problema, e o que eles dizem sobre a sua saúde:


1. Testa

Pode representar: problemas da vesícula biliar e fígado

De acordo com a Ayurveda, a testa é governada pelo dosha Vata e se relaciona com o sistema nervoso e digestivo, ou seja, estresse e estagnação interna provavelmente estão causando problemas aqui. Tente reduzir a quantidade de alimentos processados e gordura na sua dieta, incorporando ao mesmo tempo meditação e yoga para manter o estresse baixo.



2. Entre as sobrancelhas, lado direito

Pode representar: emoções reprimidas no fígado

É evidente para a maioria que ansiedade profunda pode fazer com que seu lindo rosto enrugue-se, mas a compreensão do padrão de linha te ajuda a entender aonde você pode estar prendendo o estresse e quais dos seus órgãos podem, consequentemente, estar em maior risco. Se você tiver uma linha vertical entre as sobrancelhas, no lado direito, isso indica que você está reprimindo emoções, especialmente a raiva, em seu fígado.



 3. Entre as sobrancelhas, lado esquerdo

Pode representar: emoções reprimidas no baço

Uma linha no lado esquerdo indica que as emoções, provavelmente, estão se reprimindo no baço.



 4. Olhos

Pode representar: problemas nas articulações, problemas intestinais, problemas de tireóide

Os olhos podem ser particularmente reveladores: Pequenos íris apontam para problemas comuns e um aumento da brancura na íris pode indicar que as articulações estão em um estado degenerativo. Uma íris manchada pode significar má absorção de nutrientes no intestino. Se você observar um anel de luz ao redor da íris, reduza sua ingestão de açúcar e sal,

pois isso indica que você tem um excesso de ambos. A cor amarelada nos olhos pode indicar um fígado fraco.



 5. Abaixo dos olhos

Pode representar: função renal prejudicada

Inchaços nas pálpebras inferiores indicam função renal prejudicada. Aumentar a ingestão de água vai ajudar, assim como adicionar mais especiarias para sua comida certificando-se de mastigar bem os alimentos. (Ayurveda recomenda mastigar cada pedaço quase 30 vezes antes de engolir!)



 6. Bochechas

Pode representar: metabolismo lento, baixa absorção de nutrientes, problemas pulmonares

Descoloração nas bochechas pode indicar má metabolismo e baixa absorção de nutrientes, tais como ácido fólico e ferro. Além disso, as bochechas estão ligadas à função pulmonar (pense em como seu rosto fica vermelho durante um treino intenso no qual você respirou com dificuldade), então preste atenção para a qualidade de sua respiração e considere exercícios respiratórios.


Isso não é baseado em Ayurveda, mas é importante notar que a acne nas bochechas pode ser causada por celular, fronhas sujas, ou freqüentes toques em seu rosto. Certifique-se de manter suas mãos longe de sua face, e acessórios e lençóis limpos.


 7. Nariz

Pode representar: problemas sanguíneos e do coração


O nariz está intimamente relacionado com o seu sistema circulatório, por isso ele pode indicar um problema de pressão arterial. Aumente as quantidades de ácidos graxos essenciais em sua dieta (abacate, linhaça, azeite), e evite o álcool, café e alimentos picantes.


 8. Lábio inferior

Pode representar: intestinos, digestões

Seu lábio inferior pode fornecer informações importantes sobre o funcionamento do seu intestino. Pontos marrons podem significar que você está sofrendo de indigestão e função da enzima deficiente, bem como a possibilidade de parasitas ou vermes no intestino grosso. Adicionar mais probióticos em sua dieta pode ajudar.

Lábios pálidos são muitas vezes o primeiro sinal de início anêmico, por isso aumente sua ingestão de verduras e outros alimentos ricos em ferro. Se você está notando uma coloração azulada distinta em seus lábios, isso pode indicar absorção de oxigênio pobres, possivelmente até mesmo uma condição de coração. E, se você estiver com falta de ar frequentemente, deve procurar seu médico. Descoloração no lábio inferior pode indicar um possível transtorno no intestino, enquanto descolorações nas bordas de seus lábios podem indicar um problema de rim.


 9. Língua

Pode representar: acúmulo de problemas pulmonares, de toxina

Sua língua é o primeiro lugar em que muitas desordens internas vão aparecer, então você vai querer inspecioná-la todos os dias (de preferência no período da manhã). Resíduos brancos circulares no meio ou na parte posterior da língua indicam uma acumulação de toxinas no intestino ou cólon, o que significa que talvez seja hora para uma desintoxicação.

Escoriações nas bordas da sua língua indicam um possível problema com os pulmões, ou seja, o exercício aeróbico e meditação são especialmente importantes para você. Se você perceber que o bordo exterior da sua língua está irregular, pode ser má absorção de nutrientes em sua corrente sanguínea. Isso pode estar acontecendo porque você está comendo muitos alimentos processados, e às vezes até mesmo devido ao uso excessivo de vitaminas (estranho, eu sei!). Concentre-se em alimentos integrais limpos, ricos em vitaminas, ferro e ácido fólico.


 10. Queixo

Pode representar: Desequilíbrio hormonal

Seus desequilíbrios hormonais e estresse vão aparecer em seu queixo, o que significa que você pode ter problemas com a aparência dele em torno de seu ciclo menstrual. Reduzir o estresse o máximo possível, dormir o suficiente e praticar exercícios vai ajudar a curar manchas em torno desta área.

___

Traduzido pela Equipe de O Segredo

Fonte: Mind Body Green

Por que eu não consigo fazer mais nada?

Artigo Anterior

Casei com uma amiga!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.