Comportamento

“Pai, você é importante. Tanto quanto a mãe. Até logo”, Marcos Mion

Foto: Reprodução
capa marcos 1

Marcos Mion sempre relata sua experiência com a família e a paternidade, e afirmou a importância do pai no desenvolvimento dos filhos.

É de conhecimento geral que Marcos Mion é um paizão. Junto com a esposa Suzana Gullo, o apresentador é pai de três filhos: Romeo, Donatella e Stefano. Seu filho Romeo, de acordo com a Quem, tem transtorno do espectro autista, o que fez com que Mion se tornasse um grande ativista do tema, sempre relatando sobre os desafios do espectro de seu filho, além de outras coisas sobre a paternidade em si.

Além de ator e apresentador, Marcos Mion também é escritor, e deu um relato completo sobre a paternidade à Revista Crescer. Para ele, a paternidade permitiu que pudesse admirar diariamente todos os detalhes de desenvolvimento dos seus filhos. Cada etapa dos filhos tornou-se uma grande diversão e desafio, principalmente por afetar diretamente todo o ambiente familiar.

Com o tempo, Marcos Mion percebeu que seus textos e relatos sobre a paternidade não se deviam apenas ao fato de ser famoso, mas, sim, pela falta de materiais focados no pai. Ele começou a contribuir para os homens, que começaram a se sentir representados, e passou a ter um engajamento acima do normal em relação a tudo o que falava sobre paternidade.

284101755 1926576060861724 4926556131772102940 n

Direitos autorais: Reprodução/Instagram

Ainda para a Revista Crescer, Mion afirmou que é muito comum o pai se preocupar com outras coisas, como ganhar dinheiro para sustentar a família, enquanto a mãe da criança tem a mãe dela e a sogra para dizerem coisas que o homem não “sabe direito”. Além disso, ele questionou o porquê há homens que não querem dividir as tarefas do recém-nascido com a mãe, e afirmou que que talvez isso seria um reflexo da cultura enraizada na sociedade de que aquilo não é função do pai.

Sempre que pode, Marcos Mion incentiva que as mães para acolher esses pais para perto, bem como, que eles lutem pelo direito de estarem com o filho desde o primeiro momento. Para o apresentador, o pai é tão importante quanto a mãe, pois cada qual complementa na formação de caráter do filho, da personalidade, confiança, autoestima e no desenvolvimento das habilidades cognitivas, afetivas e sociais.

Imagem 2 Pai voce e importante. Tanto quanto a mae. Ate logo Marcos Mion

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @marcosmion

Além disso, Mion também não se surpreendeu ao perceber que a maioria das pessoas que leem seus textos são formadas por mães. Na maioria, são mulheres buscando argumentos para conseguirem envolver seus companheiros no desenvolvimento e criação do filho, além de tentar entender a cabeça masculina e levar exemplos práticos para estes homens. Assim, os textos de Marcos Mion conseguem atender o objetivo principal de fazer com que aqueles que querem, tenham permissão de se envolver na criação do filho, e aqueles que não querem, sejam chamados para suas responsabilidades.

Imagem 3 Pai voce e importante. Tanto quanto a mae. Ate logo Marcos Mion

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @marcosmion

Ao longo de quatro anos, Mion escreveu para a Revista Crescer, e aparentemente, irá se afastar das criações de seus textos. O escritor afirmou que não é um adeus, mas um até logo, afinal, pai é pai, não tem como parar de ser.

Sobre a família de Mion

Sempre relatando coisas sobre a relação com sua família, no dia 1° de maio, Marcos Mion publicou um vídeo mostrando sua família em um lugar lindo, na beira do lago, durante um pôr do sol. O escritor aproveitou a oportunidade para falar um pouco sobre sua família: “Dizem que quando você vive muito tempo em um lugar, você vira este lugar. E este lugar vira sua essência. Te representa tão fortemente que se fosse possível “desmontá-lo” e espalhar pela mesa os pedaços, quem você é estaria todo ali. Minha família é o lugar que mais passei tempo na minha vida. Eu virei essas pessoas e essas pessoas me representam onde vão. Elas são minha essência.”

Imagem 1 Pai voce e importante. Tanto quanto a mae. Ate logo Marcos Mion

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @marcosmion

Mion finalizou o texto dizendo: “E numa família unida, com pais dedicados, presentes e amorosos isso vale pra qualquer membro da família. Todos olham entre si e se reconhecem. Passado, presente e futuro interligados por uma essência única. Por valores únicos, por amor. Único. Nena, Romeo, Doninha e Tefo. Juntos pra sempre.”