Comportamento

Marília Mendonça é a única brasileira entre as artistas mais escutadas do Spotify

capa site Marilia Mendonca e a unica brasileira entre as artistas mais escutadas do Spotify

Das artistas mais ouvidas em janeiro de 2022, Marília Mendonça aparece em 8º lugar no Spotify.

O mundo da música oferece aos ouvintes infinitas possibilidades, dos mais variados gêneros, para quem deseja um pouco de divertimento. Na verdade, existem músicas para todos os momentos da vida: um treino pesado na academia, um pouco de sofrimento depois do término, a música do primeiro beijo e por que não aquela que ajuda a inflar o ciúme.

E quem é mais expert em sofrência do que Marília Mendonça? Uma das vozes mais potentes do universo sertanejo, que silenciou para sempre em novembro do ano passado, continua sendo trilha sonora para as mais diferentes sensações, principalmente no universo dos relacionamentos românticos. Como não sentir emoções à flor da pele com “exagerado sim / sou mais você que eu”?

É tanto sucesso, que a cantora continua sendo uma das artistas mais ouvidas do Spotify, mostrando que a qualidade de suas canções toca os mais variados corações. Em janeiro deste ano, de acordo com o Spotify Daily Data no Twitter, Marília Mendonça ficou em oitavo lugar entre as artistas femininas mais ouvidas, à frente até mesmo de Rihanna e Lana Del Rey, entre nomes como Taylor Swift, Doja Cat, Adele e Ariana Grande.

A Rainha da Sofrência ainda teve 281 milhões de streamings em janeiro de 2022, ficando entre os nomes das mulheres mais relevantes do mundo da música atualmente. Os números chamam a atenção, mesmo sendo uma artista de ponta, muitos acreditavam que a alta nos números poderia ser efeito do luto provocado pela morte da artista, mas a verdade é que dia após dia todos conseguem ver potência e solidez nas obras de Marília Mendonça.

2 Marilia Mendonca e a unica brasileira entre as artistas mais escutadas do Spotify

Direitos autorais: Reprodução Twitter/ @spotify_data.

Entre as dez artistas mais ouvidas do mês, Marília era a única brasileira, assim como era a única a não cantar em inglês. Dos artistas brasileiros, Marília também emplaca no Top 10, como “Vai lá em casa hoje”, “Esqueça-me se for capaz” e “Presepada”, as duas últimas em parceria com Maiara e Maraísa, para o “Patroas 35%”.

3 Marilia Mendonca e a unica brasileira entre as artistas mais escutadas do Spotify

Direitos autorais: Reprodução Twitter/ @SpotifyBrasil.

Os que acompanham diariamente os dados dos artistas mais tocados ou que mais tiveram streamings sabem que Taylor Swift é uma das que mais disputam o topo do pódio, sendo a artista mais ouvida e a que mais teve suas músicas salvas no aplicativo em 2021. A cantora chegou a ultrapassar 1 bilhão de streams em um mês, consagrando-se como a única artista feminina a alcançar essa marca e a única do mundo a fazer isso dois meses seguidos.

Mesmo assim, no dia 6 de novembro, Marília Mendonça conseguiu ultrapassar Taylor Swift, tornando-se a artista com mais streams do dia, com 28,6 milhões. A briga de gigantes provavelmente seria mais limpa se a cantora sertaneja ainda estivesse viva, principalmente porque estava alcançando o ápice de sua carreira profissional, mas ainda tinha muito terreno para desbravar, podendo facilmente se tornar top 5 do mundo por dias consecutivos.

Spotify e polêmicas

O serviço de streaming de músicas é um dos mais importantes do Brasil e encerrou o quarto trimestre de 2021 com saldo financeiro considerado positivo. O número de usuários chegou a 400 milhões, mas a receita da empresa cresceu apenas 7% em comparação com o trimestre anterior.

As previsões para 2022 iam bem, porém uma grande polêmica envolvendo pandemia e informações falsas sobre imunização acabou assustando os investidores, provocando queda de mais de 23% na companhia e perda na casa dos bilhões em valor de mercado. Tudo começou quando o artista Neil Young exigiu que o Spotify retirasse suas músicas da plataforma por concordar com conteúdos falsos e antivacina.

O público assustou com a informação e descobriu que o podcaster mais ouvido do Spotify, Joe Rogan, estava sendo acusado de propagar notícias falsas, teorias da conspiração, desaconselhando a vacinação e estimulando o uso de medicamentos contra a covid-19 sem comprovação científica de eficácia.

Como o Spotify tinha um contrato de R$ 100 milhões com Rogan, optou por deixar Neil Young sair da plataforma, mas a escolha impactou nos usuários e até mesmo em Joni Mitchell, que em solidariedade ao conterrâneo, também pediu que suas músicas fossem retiradas. Mesmo com receitas milionárias oriundas do podcaster antivacina, Daniel Ek, cofundador e diretor-executivo do Spotify, foi a público informar que qualquer programa com conteúdo sobre covid-19 vai levar uma tarja que direciona os ouvintes para o hub da empresa.

0 %