Pais e FilhosFamília

Mau humor do pai pode afetar seriamente o desenvolvimento dos filhos, constata estudo!

mau humor do pai2

“Quem não tem um bom pai deve procurar um.” ~ Friedrich Nietzsche



Centenas de estudos têm solidificado o fato de que o amor de um pai é tão importante para o desenvolvimento de uma criança como o amor da mãe, e às vezes até mais …

Uma pesquisa tem demonstrado enfaticamente que, em geral, o amor – ou rejeição – de mães e pais afeta o comportamento, autoestima, estabilidade emocional e saúde mental das crianças. De acordo com Ronald P. Rohner, Ph.D., diretor do Center for the Study of Parental Acceptance and Rejection at the University of Connecticut (Centro Para o Estudo da Aceitação e Rejeição dos Pais da Universidade de Connecticut) em alguns casos, a retirada do amor, aceitação e presença de um pai parece desempenhar um papel maior em problemas de seus filhos, como personalidade e ajustamento psicológico, delinquência e abuso de substâncias.

E, claro, o oposto é verdadeiro. A presença do amor de um pai aumenta a sensação de bem-estar das crianças e melhora a sua saúde física e emocional. … Mas isso é de conhecimento comum. A maioria das pessoas está consciente e reconhece os impactos do pai sobre seus filhos.


Estado mental do pai afeta diretamente seus filhos

mau-humor-do-pai

Estudiosos da Michigan State University (MSU) realizaram um estudo e suas conclusões não só sublinham a importância do papel do pai na vida de seus filhos, mas provam que o estado mental e humor do pai tem efeitos de curto e longo prazo diretos sobre seus filhos.

No estudo, os pesquisadores da MSU recolheram dados de cerca de 730 famílias. Eles concentraram sua atenção em descobrir os efeitos do estresse e problemas de saúde mental dos pais, tais como depressão e ansiedade em seus filhos. Os pesquisadores descobriram que os níveis de estresse e problemas de saúde mental dos pais afetaram como eles interagiam com seus filhos e, posteriormente, o desenvolvimento da criança.



Pai e filha

Uma das descobertas mais surpreendentes derivadas deste estudo é que a saúde mental de um pai tem implicações duradouras que se correlacionam diretamente às diferenças nas habilidades sociais das crianças (tais como autocontrole e cooperação) no momento em que as crianças chegaram a quinta série. Na verdade, a depressão do pai durante os anos da infância é mais influente no desenvolvimento das habilidades sociais de uma criança mais tarde na vida do que a depressão ou ansiedade da mãe.

O estudo também destacou o fato de que os níveis de estresse relacionados com a paternidade de um pai têm um efeito particularmente negativo sobre o desenvolvimento cognitivo e de linguagem de seus filhos, quando as crianças tem de 2 a 3 anos de idade, mesmo na presença de influências positivas da mãe. Como seria de se esperar, a influência do pai parece ter um efeito mais forte sobre a linguagem dos meninos do que das meninas.


Estes resultados empíricos, baseados em evidências são uma lembrança pungente que todo pai tem a responsabilidade de cuidar de seu próprio bem-estar psicológico, a fim de estimular e promover o bem-estar de seus filhos.

Uma coisa edificante e positiva que vem a partir deste estudo é que agora temos uma prova sólida, científica de que os pais desempenham um papel tão importante na criação dos filhos quanto as mães, e que sua presença e tratamento é crucial para ajudar uma criança a aprender e crescer adequadamente.


Mudanças de humor do pai


mau-humor-do-pai2

Abaixo estão algumas dicas para os pais minimizarem os impactos negativos que seu mau humor pode ter sobre seus filhos:

  • Aceite o fato de que você vai se sentir estressado – Compreender e aceitar que o estresse é uma parte da criação dos filhos é fundamental para ajudar a reduzir o seu impacto sobre o seu humor. Se você entende isso, pode minimizar proativamente os efeitos que estão em seu humor e reduzir o número de reações negativas exteriormente.

  • Conheça seus gatilhos e trabalhe para aliviar o estresse o mais rápido possível – Aprender a ficar em sintonia consigo mesmo é uma das melhores coisas que você pode fazer por si mesmo. Descubra quais situações, pensamentos ou momentos causar-lhe mais stress. Elas podem ser evitadas? O que você pode fazer para evitar ou minimizar esses momentos? Tire tempo e se envolva em atividades que reduzam seus níveis de estresse. Se envolva em um esporte ou hobby, descanse, dê um passeio na praia ou caminhe na natureza.
  • Obtenha ajuda – Se você está se sentindo sobrecarregado ou tem um histórico de depressão, ansiedade ou doença mental, não se esqueça de procurar ajuda profissional. É imperativo para você e para seus filhos. Considere o “modelo de segurança do avião.” Durante o discurso de segurança da aeromoça, você é instruído a colocar a sua própria máscara de oxigênio primeiro e depois ajudar aqueles ao seu redor. A mensagem aqui é que você não pode ajudar os outros a respirarem se está sufocando.

__________________


Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Life Hack

É assim que eu quero que você se lembre de mim…

Artigo Anterior

Misture estes 2 ingredientes para tratar artrite, diabetes, resfriado comum e muito mais!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.