Comportamento

Médica de Teresina se emociona ao receber pacientes com covid-19 de Manaus: “Missão cumprida”

Capa Medica de Teresina se emociona ao receber pacientes com Covid 19 de Manaus Missao cumprida

Ao fim da transferência de nove pacientes com covid-19 do Amazonas para Teresina, profissionais da saúde choram e comemoram.



Na manhã de sexta-feira (15), duas profissionais da área da saúde, uma médica e uma enfermeira, comemoraram com abraço a transferência bem-sucedida de nove pacientes com covid-19 que estavam hospitalizados na capital amazonense.

“A missão de transferir os pacientes foi bem complicada, havia problemas de logística que adiaram a viagem várias vezes, durante o dia. Além disso, não sabíamos ao certo quantos pacientes seriam, qual era o estado deles e a que horas chegariam”, explicou Ana Tecla, médica responsável.

O avião que levava os pacientes de Manaus para a capital do Piauí mudou o horário de chegada ao aeroporto quatro vezes. A primeira previsão era de que a aeronave chegaria a Teresina às 13h de quinta-feira (14).


Depois, os envolvidos foram avisados sobre uma alteração para as 18h e ainda para 1h da manhã de sexta-feira (15). Entretanto, o voo só chegou à capital piauiense ao meio-dia de sexta-feira.

As mudanças aconteceram por conta da necessidade de abastecimento, informou a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

 

O abraço emocionado simbolizou o sucesso das equipes, pois a transferência ocorreu sem nenhum problema. Foram mobilizados 28 profissionais, entre eles médicos, enfermeiros e motoristas, além de 11 ambulâncias.


Em Teresina, os pacientes, que estavam estáveis, foram recebidos por uma equipe local e levados para o Hospital Universitário, na zona leste da cidade. Foi um trabalho feito com excelência, sem nenhum erro ou atraso. “Missão cumprida”, declarou a médica Ana Tecla.

A equipe estava ansiosa devido à falta de informações e atrasos, mas no final deu tudo certo.

Na realidade, a previsão era de que 30 pacientes com covid-19 fossem recebidos pelas equipes médicas de Teresina, no entanto, Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, esclareceu que houve dificuldade para conseguir oxigênio para o traslado de todos esses pacientes.

2 Medica de Teresina se emociona ao receber pacientes com Covid 19 de Manaus Missao cumprida

Direitos autorais: reprodução/TV Clube.


Gilberto ainda contou que o pedido de transferência dos pacientes foi feito diretamente pelo Ministério da Saúde.

Infelizmente Manaus está passando por uma grave crise por conta da grande quantidade de pacientes infectados pelos vírus e da falta de leitos e oxigênio para tratá-los.

Nos últimos dias, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, explicou que a vacina contra a covid-19 será distribuída em todos os estados brasileiros de forma simultânea, no entanto, ele declarou que Manaus terá prioridade, por conta do rápido aumento no número de casos.

“Ninguém receberá a vacina antes de Manaus”, afirmou o ministro.


Compartilhe com seus amigos para que eles também vejam!

LG Manaus doa todo seu estoque de oxigênio para salvar pacientes com coronavírus

Artigo Anterior

Homens inseguros vão tentar diminuir você para se sentirem superiores

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.