Pessoas inspiradoras

Médico aposentado de 91 anos trabalha atendendo de graça em hospital

Médico aposentado de 91

O médico argentino Luis Schapira é um verdadeiro exemplo de amor à profissão. Esse querido senhor, de 91 anos, já se aposentou há 27 anos, mas não deixou de exercer sua profissão.



Schapira, médico há 67 anos, ainda atende gratuitamente no público Hospital Fernández, em Buenos Aires. A história dele ficou conhecida depois que uma menina publicou em seu Twitter uma foto dele esperando o elevador apoiado em sua bengala. Junto à foto, a usuária @VayaAspirina com a seguinte frase:

“Quando você quiser saber o que é a vocação, lembre-se deste médico aposentado que continua vindo ao hospital voluntariamente”, escreveu.

Curiosamente, a neta de Schapira reconheceu eu avô na publicação e comentou: “Meu avô. 91 anos. A melhor pessoa do mundo, sem dúvidas”.


O tweet da menina viralizou tanto que o jornal La Nación procurou o médico para uma entrevista. Na entrevista, ele explicou porque ainda vai trabalhar:

“Continuo indo ao hospital porque amo a Medicina e o hospital público. Gosto de aprender, embora saiba que me restam poucos anos para trabalhar. Continuo estudando e adoro ouvir os jovens a quem me dirigi quando fizeram a residência. As manhãs são os momentos mais lindos dos meus dias”.

A bela história de Luis Schapira inspirou outras pessoas a contarem exemplos semelhantes nas redes sociais. Uma usuária do Twitter chamada Silvina compartilhou o exemplo de seu pai:

“Meu pai, que é psiquiatra com quase 86 anos, continua atendendo gratuitamente no Hosp. Penna. Só deixou de ir dois meses ou menos depois de uma cirurgia de urgência. Vocação pura”.


Luis Schapira viralizou, e como ele existem milhares de outros médicos dedicados à sua missão, que todos os dias fazem o seu melhor para ajudar seus pacientes, antes ou depois de se aposentarem, porque entendem que o valor de sua profissão, e a grande responsabilidade que vem com ela.

O amor e dedicação dessas pessoas é algo natural, que vem do fundo de sua essência, e é um exemplo para todos nós, que mostra que sempre podemos fazer mais pelas pessoas, mesmo quando não vamos receber nada em troca.

Se você gostou da história, deixe um comentário abaixo e compartilhe com os seus amigos!



Direitos autorais da imagem de capa: @VayaAspirina / Twitter


Filtro de barro brasileiro é considerado o melhor do mundo

Artigo Anterior

Ninguém muda ninguém. Encare isso!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.